Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Escola Hub de Niterói fecha as portas menos de seis meses depois da inauguração

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Pais foram informados que a unidade vai fechar porque não seria viável financeiramente
HUB-NITEROI2-1024x577
A Hub tem como sócio o grupo norte-americano de investidores Great Schools. Foto: reprodução site Rede Escola Hub

A três dias das férias escolares, a Escola Hub de Niterói comunicou aos pais dos seus alunos que vai fechar as portas. O colégio chegou na cidade há menos de seis meses. A Hub tem como sócio o grupo norte-americano de investidores Great Schools. No Brasil, mantém unidades também em Minas Gerais  (Belo Horizonte e duas em Juiz de Fora), Rio Grande do Sul e São Paulo, ambas nas respectivas capitais.

– Nós estamos completamente sem chão. Fomos comunicados ontem (terça-feira, 12) às 20h que a escola iria fechar. O que alegaram é que a operação não é viável financeiramente. Uma atitude desrespeitosa e cruel com crianças que vêm se adaptando com dificuldades depois de terem passado por tantas coisas após isolamento por conta da pandemia  – contou a professora universitária Bianca Dramali, mãe de um aluno que cursa o Fundamental 1.

A Escola Hub de Niterói fica na rua Ator Paulo Gustavo, em Icaraí. Oferecia aulas bilíngue para os ensinos Infantil e Fundamental 1 e 2. Tinha cerca de 60 alunos. No site da instituição, se apresentava como um “novo jeito de ser escola”:

“Através da Aprendizagem Baseada em Projetos, fazemos, das crianças, protagonistas da transformação global para que elas vivam a criação de um mundo melhor enquanto estão, de fato, aprendendo”.

Segundo Bianca, os funcionários já foram demitidos. Ela informa que os responsáveis pela Hub acenaram com a possibilidade de negociar parcerias com escolas locais para transferir seus alunos.

– Eles venderam uma proposta de educação diferenciada, um movimento que visa repensar a educação. Venderam um sonho e entregaram pesadelo – afirmou Bianca.

O que diz a Hub Niterói

De acordo com Thiago Almeida, fundador e diretor executivo da escola, a Hub Niterói encerrará suas atividades “por conta de questões de infraestrutura do prédio atual”:

– A administração da escola procurou outros imóveis na cidade para estabelecer a unidade, mas não achou nenhuma opção dentro dos padrões que permitissem a experiência pedagógica do nosso método. Entendemos que, mesmo com todas as melhorias que poderíamos fazer, o prédio atual não garantiria a experiência e outros itens relevantes, como acessibilidade. Então, diante da nossa preocupação com as crianças e sua aprendizagem, decidimos descontinuar nossas atividades – acrescentou.

Almeida informou que foi feita uma parceria com “uma escola de educação infantil alinhada aos pilares da Hub, para que as crianças possam seguir com a proposta pedagógica”.  Segundo ele, “outras medidas de apoio aos pais e aos seus filhos foram tomadas, como apoio à transição e acompanhamento da área pedagógica” da escola.

– Lamentamos muitíssimo o impacto disso, mas não poderíamos seguir adiante com a estrutura oferecida. Enfatizamos que não se trata de questão financeira ou de negócios, mas sim do zelo pela qualidade do nosso serviço e da aprendizagem das nossas crianças –  afirmou.

A escola não informou a “parceria” para a transferências dos alunos, nem recebeu os pais para explicar o fechamento.

Leia mais: Redução de internações confirma tendência de queda de contágio por Covid em Niteroi

COMPARTILHE