COMPARTILHE
A equipe Arariboia ficou em segundo lugar no Desafio Solar Brasil 2022, com 2870 pontos. O grupo de 16 integrantes é formado por alunos e professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e trabalhou desde novembro na embarcação movida a energia solar.
O resultado saiu nesta terça-feira (22), após a última prova náutica. O primeiro lugar ficou a equipe Solaris, do Instituto Federal Fluminense (IFF).
Aluna de Engenharia Elétrica, Evelyn Galdino (26) contou como foram os dias de prova:
– Nos primeiros dias, fez bastante sol, e isso foi bom para a gente. Os últimos dias foram nublados, e isso foi uma dificuldade porque as últimas provas exigiam velocidade, mas a gente teve um bom resultado.
Multidisciplinar, a equipe da UFF é formada por alunos de Engenharia Elétrica, Mecânica, Civil, Ambiental e Desenho Industrial.
Não foi a primeira vez que a equipe alcançou o pódio do Desafio Solar Brasil: em 2020, a Arariboia ficou em 3o lugar. Neste ano, perderam uma das provas por causa do tempo nublado, o que os fez competir novamente pela terceira colocação.
O resultado, segundo a equipe, foi emocionante e demonstra a capacidade dos cursos de Engenharia da UFF em criar soluções energéticas de qualidade:
“Foi uma alegria muito grande. Nós não conseguimos concluir um das provas, por causa do tempo nublado em uma das provas, mas nos saímos bem e estávamos disputando o 3o lugar. Com a competição, a gente pode conscientizar a população sobre o uso da energia solar. As pessoas conseguem ver que os alunos da universidade apresentam esse tipo de resultado, uma embarcação funcional e com poder competitivo” declarou a equipe.
As pontuações de todas as equipes ainda vai ser divulgada pela organização da competição.
COMPARTILHE