Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Em campanha, Governador Claudio Castro anuncia Batalhão, restaurante e cafés em São Gonçalo

COMPARTILHE

Pacote de bondades com o dinheiro do leilão da Cedae beneficia cidade que é reduto evangélico e bolsonarista
O governador Claudio Castro com o Prefeito de São Gonçalo Capitão Nélson. Foto- Prefeitura de São Gonçalo: Renan Otto
O governador Claudio Castro com o Prefeito de São Gonçalo Capitão Nélson. Foto: Prefeitura de São Gonçalo/ Renan Otto

Em campanha para conseguir o apoio do Presidente Jair Bolsonaro na disputa pela reeleição, o Governador Claúdio Castro (PSC) anunciou um pacote de medidas para São Gonçalo, surpreendendo até o Prefeito Capitão Nélson (eleito pelo Avante, hoje no PL). O pacote de bondades prevê a instalação de um segundo Batalhão de Polícia Militar na cidade, um restaurante popular e dois cafés.

Cláudio Castro tenta consolidar sua posição política, depois de herdar a cadeira no Palácio Guanabara com o impeachment do Governador Wilson Witzel, eleito pelo PSC com o apoio do Presidente Bolsonaro, de quem logo se tornaria adversário. Depois de distribuir secretarias para aliados na baixada, agora se aproxima do Capítão Nélson, que contou com a campanha da família Bolsonaro e o voto evangélico.

O governador fez três importantes anúncios para presentear a cidade, durante apresentação do Plano Estratégico Novos Rumos, elaborado pela Prefeitura e que detalha a aplicação dos recursos oriundos do leilão de concessão dos serviços da Cedae. O governador garantiu a implantação do segundo Batalhão da Polícia Militar, antiga reivindicação do prefeito Capitão Nelson, quando ainda era deputado estadual. Como presente para a população, Castro também confirmou a liberação imediata dos recursos para viabilizar o Restaurante Popular e anunciou a entrega de dois Cafés Populares.

A segurança pública é uma das pautas mais sensíveis e prioritárias na região. A cidade já conta com o 7º BPM e com o São Gonçalo Presente, com 120 homens, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Ordem Pública. Agora vai ganhar um segundo batalhão da Polícia Militar, o Batalhão do Choque II, no bairro de Neves, no espaço hoje ocupado pela Corregedoria da Polícia Militar.

– São Gonçalo é muito grande para ter um batalhão só. A nova unidade vai funcionar em Neves. Ontem (terça-feira), batemos o martelo que esse espaço receberá o Batalhão do Choque II -, destacou o Governador.

O anúncio surpreendeu o Prefeito Capitão Nelson, que recentemente havia solicitado a expansão da Operação São Gonçalo Presente. Ele comemorou a chegada de mais um batalhão e o Governador brincou, dizendo que era um presente bem melhor do que a expansão do programa então reivindicada.

– Até 1985, tínhamos dois batalhões da PM em São Gonçalo. Após a saída de um deles, o 7º BPM passou a cuidar de toda a cidade. A população não para de crescer e o efetivo do 7º Batalhão é de quase 600 homens. Desde a minha época de deputado, eu venho conversando e explicando que aqui temos uma área enorme a ser patrulhada e que necessitávamos de um outro batalhão. Cada conquista para a cidade é muito importante, então só tenho a agradecer ao governador por toda a parceria -, festejou o Prefeito.

A cidade tem sido sitiada por barricadas construídas por grupos criminosos para barrar o acesso às comunidades. Segundo o Prefeito, o plano, com o reforço da presença da PM, é não apenas iniciar a retirada das barricadas da cidade, mas também oferecer os serviços da Prefeitura. “Não adianta tirar a barricada num dia e ela voltar no outro. Precisamos remover as barricadas e ocupar estas comunidades com serviços públicos, para beneficiar seus moradores”, afirmou o Prefeito.

Além da segurança, o Governador Cláudio Castro anunciou que, na próxima sexta-feira (24), vai liberar os recursos para a implantação do Restaurante Popular de São Gonçalo, que será instalado no Alcântara. Ainda durante o evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal, anunciou que a cidade terá, além do restaurante popular, dois cafés Populares, com a oferta de mil cafés por dia em cada.

COMPARTILHE