COMPARTILHE
Ao contrário do primeiro turno, que registrou filas gigantescas e atrasos, a votação para o segundo turno das eleições presidenciais, neste domingo (30), começou de forma tranquila e com poucas filas filas em Niterói.
A agilidade pode ser justificada por um fator principal: dessa vez, cada eleitor do estado do Rio escolhe apenas o Presidente da República. Em 2 de outubro, no primeiro turno, havia cinco cargos em disputa: deputado estadual, deputado federal, senador, governador, além da Presidência.
Eleitores relataram tranquilidade para votar em locais como o Colégio Nossa Senhora da Assunção, em São Francisco, na Cultura Inglesa, no colégio Marly Cury e no colégio São Vicente de Paulo, em Icaraí, no colégio Laplace, em Piratininga, entre outros. “Eu voto no Mary Cury, super tranquilo. Aliás, vim de ônibus votar e foi tudo muito tranquilo”, disse uma eleitora.
As únicas reclamações, por enquanto, dizem respeito à escola dentro do Campo de São Bento, em Icaraí, e ao Paulo Freire, no Engenho do Mato, onde há filas grandes se comparadas aos demais pontos.
– Acabei de chegar da votação. Minha zona eleitoral estava suave, porém no colégio Paulo Freire havia algumas filas. Me parece que o brasileiro resolveu votar cedo nesse domingo, porque quando voltei já estava tudo bem mais calmo na rua – disse outra eleitora
Diante da problemática do primeiro turno no estado do Rio, que chegou a registrar votos quase até às 23h, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) realizou uma reunião com os juízes das zonas eleitorais para tratar das filas para o segundo turno.
A Justiça Eleitoral fluminense autorizou mais um dia de convocação para presidentes de mesa, responsáveis por manter a ordem nas seções eleitorais, e primeiros mesários, que são encarregados de localizar o nome do eleitor no caderno e colher a assinatura, além de outras atribuições.
Na prática, a oportunidade serviu para que eles fossem orientados sobre a organização no momento que antecede o voto. A recomendação era dividir as pessoas por seção eleitoral, a fim de se evitar a formação de fila única na entrada dos locais de votação, além da atenção à preferência dos públicos prioritários.
COMPARTILHE