15 de janeiro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Eleição em Niterói: dez questões para lembrar na hora de votar

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

EDITORIAL: Rodrigo Neves ou Jordy? As propostas de governo de um e a falta de propostas do outro devem decidir a eleição
Clube Central
Votação tranquila em Niterói. Foto: leitor

EDITORIAL: Niterói escolhe neste domingo (27), o prefeito que vai comandar a  cidade pelos próximos quatro anos. Na urna eletrônica, estão os nomes do ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT), que lidera uma frente com o apoio de mais de 15 partidos, um feito político relevante, num país polarizado e sujeito a radicalizações, e o deputado federal Carlos Jordy (PL), que trouxe para a cidade a tropa de choque do bolsonarismo, apoiadores do prefeito de São Gonçalo, Capitão Nélson, e do governador Claudio Castro.

O morador terá a chance de decidir o seu destino, como tem sido desde a redemocratização, no final do século passado. Desde então, a cidade avançou e conquistou relevância na vida nacional, algumas vezes aparecendo nas estatísticas à frente de capitais, no que diz respeito à qualidade de vida e serviços. Em 2023, Niterói foi reconhecida como a quarta melhor cidade do Brasil  no ranking do Instituto Trata Brasil. O município tem hoje um dos melhores índices de desenvolvimento do país, o que significa que tem saneamento, saúde e educação. Faz tempo a cidade recuperou a autoestima.

A campanha eleitoral, no entanto, se deslocou das questões de interesse local para a pauta de costumes, recurso do bolsonarismo em outras eleições. Fala-se da ameaça do comunismo, de kit gay e banheiros compartilhados e do risco de proibição da bíblia e do culto e outras mentiras. Mesmo que a cidade esteja construindo no Caminho Niemeyer um dos mais belos templos evangélicos do país. Nos últimos dias, Jordy podia ser visto num carro de som aos berros, falando de uma cidade que não conhecemos, porque é diferente do lugar que vivemos. Provavelmente, Jordy não conhece Niterói.

Berrar mentiras no alto de um carro de som  é  pouco para quem se apresenta para o governo de uma cidade como a nossa. A candidata do PSOL, Talíria Petróne, que chegou em terceiro lugar na eleição, apresentou propostas concretas para a Saúde, para a Educação, para o desenvolvimento da cidade. É uma contribuição honesta para a cidade. Logo que foi divulgado o resultado do primeiro turno, declarou apoio ao candidato progressista, contra o retrocesso. O retrocesso – ela disse – é  “o lobo em pele de cordeiro”.

A questão é que, depois de todo este tempo de campanha, é impossível enxergar o que seria um governo de Carlos Jordy. Quem seriam seus colaboradores? Os nomes que aparecem à sua volta são a mulher, um cunhado e uma assessora parlamentar denunciados por receber os recursos do escândalo do Ceperj. Ou os vereadores radicais Douglas Gomes e Alan Lyra. Nem os pastores evangélicos que o apóiam se sentiram à vontade para declarar seu voto, preferindo agir nos bastidores.

Niterói tem muito a perder se  embarcar numa aventura.

É possível  listar pelo menos dez questões para se levar em conta na hora de votar. Se você ainda tem dúvida, leia e reflita  sobre o futuro que a cidade merece a partir de amanhã:

1- Niterói é uma boa cidade para viver, tem qualidade de vida: praias, ruas limpas, segurança, boas estruturas de Saúde de Educação.

2- Moradores de cidades vizinhas procuram Niterói por suas atrações, seu comércio, sua gastronomia… Mas também quando precisam de tratamento médico. Na pandemia, 40% dos atendimentos hospitalares eram de moradores de São Gonçalo e Itaboraí.

3 – Niterói tem um dos melhores índices de vacinação do país. Um governo de um líder negacionista que tratou a Covid com Cloroquina e como gripizinha não vai proteger a saúde da cidade e seus moradores.

4- Niterói tem mais de 500 obras em andamento, está entre as que mais empregam no estado e se recuperou da pandemia, apostando nos serviços e na Cultura. Um partido que demoniza a cultura e a Lei Ruanet não vai ajudar a cidade.

5- Niterói está até agora livre das milícias, com a ação da Prefeitura nas comunidades. Dar medalhas para milicianos, como fez o governo Bolsonaro, não vai pacificar a cidade.

6- O candidato Jordy pouco contribuiu com a cidade, onde se elegeu deputado federal: não apresentou projetos nem destinou emendas parlamentares em benefício da cidade. Diz que não queria dar dinheiro para o adversário político, mas, na verdade, negou apoio a Niterói. Como fará no restante de seu mandato?

7- Niterói tem uma política consistente de proteção ambiental, é uma cidade-referência nacional em sustentabilidade urbana. Metade do território está preservado. A cidade acaba de recuperar a Lagoa de Piratininga, quando o meio ambiente se deteriora em boa parte do país. E construiu o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis, além de mais de R$ 1 bilhão investidos em drenagem e pavimentação da Região Oceânica, ultrapassando a marca de 170 km de vias urbanizadas. Que outra cidade pode se orgulhar desses números?

8- O transporte público é um problema complexo em todas as grandes cidades e aqui não é diferente.  Há engarrafamentos diários e muito por fazer. Mas muito também já foi feito, como o túnel de Charitas e a Transoceânica, Em Niterói, nos últimos dez anos, o programa Niterói de Bicicleta está perto da marca de 100 km de ciclovias entregues aos moradores. Mas qual é mesmo o plano de Jordy para o transporte? Aliás, qual é o plano de Jordy para qualquer problema da cidade além de cimentar calçadas, como anuncia nos carros de som de sua campanha?

9- A UFF é um enorme patrimônio de Niterói. E estabeleceu forte parceria com a cidade, ao longo das gestões municipais dos últimos anos,  para a solução de seus problemas. Onde a cidade enxerga ciência, educação e desenvolvimento, os líderes bolsonaristas costumam ver comunistas, vagabundos e maconheiros. Na gestão Bolsonaro, o governo cortou pela metade o orçamento das universidades. Qual o plano de Jordy? Vai incentivar a ciência ou perseguir as universidades como seu mestre e guru Bolsonaro?

10- A continuidade é fundamental quando há progresso no território . Niterói está bem e pode ficar melhor com a evolução de inúmeros projetos importantes em andamento: recuperação do Centro, novos monumentos no Caminho Niemeyer, novas unidades de saúde e creches, Museu do Cinema, Distrito de Economia Criativa na Cantareira, urbanização de comunidades carentes, VLT….

Votar contra nunca melhorou a vida de ninguém. Votar contra sem argumentos que sustentem sua escolha  é  pior ainda. Vote com consciência.  Procure encontrar pelo menos alguma razão para defender seu voto. Se pensar no melhor futuro para a cidade,  sua escolha está feita. Niterói agradece.

COMPARTILHE