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O show gratuito de Lady Gaga na Praia de Copacabana, marcado para este sábado, 3 de maio, parte do projeto “Todo mundo no Rio“, da Prefeitura do Rio, reflete uma demanda latente no eixo Niterói-Rio, uma espécie de caravana, que mobiliza fãs e entusiastas de artistas dos mais diversos segmentos em shows de grande porte no Rio.
Segundo a Prefeitura do Rio, o show deve movimentar mais de R$ 6oo milhões na economia da cidade. O cálculo é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Riotur. O público estimado é de cerca de 1,6 milhão de pessoas.
Leia mais: Show de Lady Gaga vai repetir esquema de segurança do Réveillon de Copacabana
Em Nirerói, a demanda por transporte fretado disparou: empresas como a Anvitur registram alta procura de vagas em ônibus fretados (cerca de 200 pacotes foram vendidos), enquanto plataformas como Buser reportam aumento de 130% nas buscas por viagens.
A Anvitur estruturou um esquema de “ônibus rotativos” com partidas da Praça Getúlio Vargas a cada 30 minutos. O modelo, que prioriza o preenchimento total dos veículos antes da partida, visa otimizar o uso da frota, mas enfrenta críticas por gerar filas de até duas horas no ponto de encontro.
Em Niterói, os ônibus sairão na faixa das 12h30 às 13h ou das 16h às 17h. A previsão é que saiam 6 ônibus. O ponto de saída é sempre na Praça Getúlio Vargas, a pracinha, em Icaraí.
A empresa também fará serviço em São Gonçalo, com saídas do Clube Mauá.
Segundo a Anvitur, o pacote inclui transporte de ida e volta Praça Getúlio Vargas/Estação Metrô Estácio/Praça Getúlio Vargas em ônibus de turismo e bilhetes ida e volta de metrô (Estação Estácio/Copacabana/ Estação Estácio).
Em função da impossibilidade de estacionamento dos ônibus em Copacabana, faremos o transporte de ônibus até a Estação do Metrô Estácio. Nossos clientes receberão os bilhetes ida e volta de Metrô (já inclusos no pacote) para fazerem a integraçãoEstácio/Copacabana/Estácio por conta própria. Na volta os ônibus também partem da estação do Metrô Estácio.
Ao A Seguir, a Anvitur destacou que o pode atrativo do serviço de transfer está relacionado ao conforto, segurança e preço do modal. Uma das vantagens pontuadas é a facilidade de pode ir e voltar dos shows com grupo de amigos ou até a possibilidade de fazer novas amizades.
— Outro ponto importante é que a galera que aprecia uma cervejinha, não corre riscos com a lei seca no retorno. Conseguir um Uber ou táxi na volta dos shows é algo praticamente impossível. Quando se consegue, as tarifas dinâmicas praticadas são exorbitantes — afirmou a empresa.
Karina Almeida, 27 anos, comprou três passagens fretadas da Anvitur após esgotarem as opções de trem e barca: “Tentei ir de barca, mas o site travou. No fretado, paguei R$130 para garantir meu lugar, mas ainda não sei se chegarei a tempo de pegar o início do show”.
Acostumado com a comodidade dos serviços de transfer, Marcos Vinicius não pensou duas vezes e utilizará o sistema pela segunda vez:
— No Rock in Rio eu também fui pela Anvitur. O preço cobrado paga uma logística que equaciona e segurança e custo/benefício. E ainda tem a vantagem de eu não precisar pensar em nada no dia. É só me direcionar ao lugar marcado e curtir meu dia. Sem contar que sai muito mais barato que me hospedar num Airbnb no Rio, por exemplo.
A empresa adaptou seus horários, oferecendo partidas entre 11h30 e 17h, mas a alta procura esgotou vagas em menos de 48 horas após o anúncio do show.
Com preços entre R$110 e R$140, o serviço inclui paradas estratégicas próximas ao Rio 2, permitindo acesso a pé ao evento em 15 minutos. Contudo, a falta de integração com o sistema de barcas – cuja linha Charitas-Praça XV opera com apenas três embarcações, limita as alternativas para quem busca evitar o trânsito rodoviário.
Essa alta procura revela não apenas o poder de atração de mega celebridades, mas também mostra os desafios estruturais na mobilidade urbana da região metropolitana.
No TikTok, vídeos com a hashtag #ComoChegarNoShowDaLadyGaga acumulam 2,3 milhões de visualizações, muitos criados por moradores de Niterói sugerindo rotas alternativas via Linha Vermelha ou Avenida Brasil. Grupos no WhatsApp reúnem até 500 pessoas combinando caronas solidárias, uma resposta orgânica à saturação dos serviços formais
Dados da empresa de ônibus Buser indicam que 68% dos passageiros fretados têm entre 18 e 34 anos, um público predominantemente conectado a plataformas digitais de mobilidade.
A concentração de embarques em Niterói reflete não apenas a proximidade geográfica com o Rio, mas também a carência de opções de transporte noturno na Região Metropolitana após às 22h, o que esbarra também na segurança dos usuários.
Para Marcus Quintella, da FGV Transportes, eventos dessa magnitude exigem “planejamento integrado que envolva modais aquaviários, ferroviários e rodoviários em sinergia”.
A Anvitur tem enfrentado críticas relacionadas à organização do transporte, especialmente no retorno dos eventos. Relatos na plataforma “Reclame aqui”apontam para demora excessiva no embarque e filas longas, que chegaram a expor passageiros, inclusive crianças, a condições adversas como chuva.
O show de Madonna em 2024, que atraiu 800 mil pessoas, serviu de lição para operadoras e poder público. Na ocasião, a falta de sinalização nas vias de acesso gerou atrasos médios de 90 minutos nos fretados.
Desta vez, a CET-Rio instalou 20 placas digitais atualizando rotas em tempo real, enquanto a Polícia Militar designou 200 agentes exclusivos para a gestão do tráfego na Ponte Rio-Niterói.
Com o aumento de shows de artistas midiáticos, como Lady Gaga, Madonna, Taylor Swift, Rebelde, Bruno Mars, etc, especialistas acreditam que seja importante a criação de um plano de mobilidade integrado para eventos na orla carioca.
Alguns dos pontos que eles apontam é a ampliação da frota de barcas com embarcações de alta capacidade, estabelecimento de corredores exclusivos para ônibus fretados e parcerias com operadoras para tarifas sociais em dias de shows.
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