COMPARTILHE
O Rio de Janeiro reelegeu Eduardo Paes (PSD) neste domingo (6). Com 93,66% das urnas apuradas, Paes teve mais de 1,7 milhão de votos, o equivalente a 60,26% do total.
Alexandre Ramagem ficou bem atrás, com 31,07% . Já Tarcísio Motta apareceu em terceiro, com apenas 4,16%.
Leia mais: Niterói terá segundo turno das eleições
Assim que começar o quarto mandato, Paes se tornará o prefeito com mais tempo na função — ultrapassando Cesar Maia, de quem foi afilhado político. O padrinho ficou 4.383 dias no cargo, o equivalente a três mandatos.
O atual prefeito repetiu a performance das eleições de 2012, quando também venceu ainda no primeiro turno. Na ocasião, obteve 64% dos votos válidos.
Eduardo Paes tem 54 anos. É bacharel em direito pela PUC-Rio e iniciou sua carreira política nos anos 90 como integrante da Juventude Cesar Maia. Logo depois, foi nomeado subprefeito da Zona Oeste do Rio de Janeiro pelo padrinho.
Em 1996, elegeu-se vereador e, em 1998, deputado federal. Em 2006, concorreu ao governo do Rio de Janeiro, mas perdeu a eleição. Dois anos depois, em 2008, venceu a disputa para a Prefeitura do Rio, e em 2012 foi reeleito no 1º turno.
Nos dois primeiros mandatos, entre seus principais projetos, estão a preparação do Rio para as Olimpíadas de 2016 e a revitalização da Zona Portuária, com a derrubada da Perimetral e a criação dos museus do Amanhã e de Arte do Rio.
Outra obra de destaque do Paes foi a implantação do BRT Transoeste e Transcarioca em corredores viários já existentes e abriu a Transolímpica, com uma via expressa entre a Barra da Tijuca e a Avenida Brasil.
Após os dois mandatos como prefeito, Paes trabalhou por um ano como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington. De abril de 2017 a julho de 2018, assumiu a presidência para a América Latina de uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo.
Em 2018, Paes concorreu ao cargo de governador do Rio. Após terminar em segundo lugar no pleito, reassumiu seu cargo na multinacional.
No ano de 2020, Eduardo Paes foi eleito prefeito do Rio e, em janeiro de 2021, tomou posse para administrar a cidade do Rio pela terceira vez.
Neste mandato, Paes recuperou o Transoeste, trocando os ônibus, e inaugurou o Transbrasil, integrado ao Terminal Intermodal Gentileza, perto da Rodoviária.
Criou o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, e inaugurou ginásios educacionais tecnológicos, os GETs.
COMPARTILHE