Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

É tempo de doar: A Seguir lista campanhas de Natal Solidário em Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Shopping Multicenter, RiHapppy, Enel, Instituto GayLussac promovem ações solidárias nos mais diversos formatos
natal solidário
Os artesãos da Arte da Neguinha e da Jujuca Fuxiqueira criam brinquedos lúdicos para doação. Foto: Divulgação

Ações simples e que nem sempre estão relacionadas a dinheiro podem contribuir de forma positiva para a vida de muita gente, especialmente após dois anos de pandemia, que afetou drasticamente a economia de inúmeras famílias. O Brasil está de volta no mapa da fome. É notável o crescimento de pessoas em situação de insegurança alimentar, que foi potencializado ainda mais com o desemprego.

Leia mais: Brechós de Niterói mostram que o desapego está na moda

Pensando nisso, as campanhas de Natal Solidário são mais que bem-vindas. A doação pode se dar de diversas formas: alimento não-perecível, roupas, brinquedos, itens de higiene, de banho ou roupa de cama.

Pode ser também a doação de um tempo, como visitar crianças em um orfanato, idosos em asilos ou ajudar a  arrecadar mantimentos.

A doação de sangue, por exemplo, tende a ficar bastante escassa no final do ano. Uma forma simples de ajudar outras pessoas é indo ao hemocentro mais próximo da sua casa e fazer uma doação.

O A Seguir lista algumas ações solidárias que estão sendo feitas em Niterói. Vale ressaltar que iniciativas desse tipo não devem se restringir apenas à época do Natal, mas durante ano, sempre que houver oportunidade.

  • Multicenter

O shopping Multicenter Itaipu está com a ação social Mural do Coração, que ocorrerá até domingo, dia 4 de dezembro. Este ano, 80 crianças de 2 a 6 anos, da Creche Comunitária Minha Querência, localizada no Cafubá, poderão ser apadrinhas com “kit presente” que contém um brinquedo, roupa e calçado, e será entregue especialmente pelo Papai Noel do shopping Multicenter Itaipu.

  • Ri Happy

A Ri Happy Icaraí promoverá um Natal solidário para as crianças do Orfanato Santo Antônio, localizado no bairro São Lourenço. O projeto é uma parceria da empresa com a instituição filantrópica e tem como objetivo promover o apadrinhamento de crianças por ocasião do Natal.

A iniciativa consiste em colher um pedido na árvore, que ficará na Ri Happy, e presentear a criança escolhida com o brinquedo desejado. Os interessados em transformar o Natal dos pequenos podem se dirigir à loja de Icaraí, localizada no Shopping Ifashion, na rua Paulo Gustavo, 241, no 2º piso.

  • Instituto GayLussac

O Instituto GayLussac lançou a campanha Natal Niterói Sem Fome e convida, além da comunidade escolar, todos os diretores de escolas e instituições da cidade a participarem dessa ação. A iniciativa tem o objetivo de unir forças à campanha Niterói Solidária, que já existe na cidade, organizada pela primeira-dama Christa Grael. A campanha é válida até o dia 9 de dezembro. Até lá, a escola receberá 1 kg de alimentos não perecíveis e também fará uma coleta na cidade com o ônibus escolar.

  • Enel

A campanha Natal do Bem da Enel apoia diversas instituições que acolhem crianças em situação de vulnerabilidade social. As famílias dependem dessas instituições para auxiliar nos estudos, na alimentação e no cuidado diário dessas crianças. Junto com o projeto comandado pelos artesãos da Arte da Neguinha e da Jujuca Fuxiqueira, serão feitos brinquedos lúdicos, em madeira e feltro. Os brinquedos serão doados para diversas instituições. No Rio de Janeiro, a instituição que receberá as doações é a Associação de Assistência Social Coração de Jesus.

Para mais informações, acesse o link.

Como funciona:

  1. Cadastre o recebimento da sua conta por e-mail;
  2. Ao cadastrar a sua conta por e-mail, o valor que seria gasto com a impressão da conta será destinado à produção dos brinquedos e a Enel complementará com o restante necessário;
  3. Em dezembro, os brinquedos fabricados pelos artesãos serão entregues para as crianças das instituições selecionadas.

COMPARTILHE