COMPARTILHE
“Ê alafiou, ê alafiá, é o ninho da serpente preparado pra lutar! Arroboboi meu pai, Arroboboi Dangbê, destila seu axé na alma e no couro, derrama nesse chão a sua proteção pra vitória da Viradouro”.
Campeã do Carnaval de 2024, a Viradouro será revirenciada na exposição imersiva “Arroboboi, Dangbé”, em cartaz no Museu de Arte Contemporânea (MAC) a partir da próxima quarta-feira (25).
Leia mais: Maria Rita e Xande de Pilares celebram o samba com shows gratuitos em Niterói
Em uma viagem permeada por cores, sons e ancestralidade, a mostra reúne 200 fotografias do desfile que conquistou o público e jurados na Sapucaí.
Também exibirá 20 fantasias, entre elas três de destaques, criadas pelo carnavalesco Tarcísio Zanon para ilustrar o enredo Arroboboi, Dangbé que deu o terceiro campeonato do Grupo Especial à escola de Niterói.
Outro atrativo de destaque é a exposição da serpente de 9m de comprimento que abriu o desfile da vermelho e branco levando o público da Sapucaí ao delírio.
A curadoria da exposição é da fotógrafa Renata Xavier e os textos são do jornalista e doutor em artes João Gustavo Melo, enredista da Viradouro.
– No desfile deste ano, uma das novidades foi o uso criativo da iluminação cênica e a Viradouro surpreendeu e encantou o Brasil com um arco-íris de luz que clareou o céu do Sambódromo. As fantasias que brilham no escuro estarão na exposição, que revive esta experiência através da ambientação e da montagem circular que evoca a serpente que engole a própria cauda, simbolizando o eterno recomeço – afirma a fotógrafa Renata Xavier, que é diretora do Centro Carioca de Fotografia.
As fotos que serão expostas têm crédito de Renata Xavier, Leandro Lucas, Keila Ribeiro, Leandro Joras e Rodrigo Palma.
O Carnavalesco Tarcisio Zanon comemora a presença da Viradouro e a celebração do tricampeonato da escola de samba de Niterói num dos principais cartões postais de Niterói.
– É emocionante ver a Viradouro ocupando um espaço tão importante para a cultura nacional e niteroiense que é o MAC. A nossa presença terá fantasias e partes de alegorias de um desfile campeão que significou para Niterói um motivo de grande orgulho.
O projeto é uma realização da Prefeitura de Niterói, Secretaria Municipal das Culturas, Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.
Serviço:
Exposição “Arroboboi, Dangbé”
Data: Até 9 de março de 2025
Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h.
Entrada: Inteira R$ 16,00 | Meia R$ 8,00 | Entrada Gratuita nas Quartas e para moradores da cidade de Niterói.
COMPARTILHE