21 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

É o ninho da serpente! Campeã do Carnaval de 2024, Viradouro ganha exposição imersiva no MAC

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Mostra traz a serpente que foi ovacionada pelo público na Sapucaí, 200 fotografias, além de fantasias de destaque
Exposição Arroboboi, Dangbé no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, enredo campeão do Carnaval 2024 da Unidos do Viradouro, carnavalesco Tarcisio Zanon, fotógrafa Renata Xavier, Renata Xavier Fotografia.

“Ê alafiou, ê alafiá, é o ninho da serpente preparado pra lutar! Arroboboi meu pai, Arroboboi Dangbê, destila seu axé na alma e no couro, derrama nesse chão a sua proteção pra vitória da Viradouro”.

Campeã do Carnaval de 2024, a Viradouro será revirenciada na exposição imersiva “Arroboboi, Dangbé”, em cartaz no Museu de Arte Contemporânea (MAC) a partir da próxima quarta-feira (25).

Leia mais: Maria Rita e Xande de Pilares celebram o samba com shows gratuitos em Niterói

200 fotografias e 20 fantasias

Em uma viagem permeada por cores, sons e ancestralidade, a mostra reúne 200 fotografias do desfile que conquistou o público e jurados na Sapucaí.

Exposição “Arroboboi, Dangbé” no MAC, enredo campeão do Carnaval 2024 da Unidos do Viradouro, carnavalesco Tarcisio Zanon. Foto: Renata Xavier

Também exibirá 20 fantasias, entre elas três de destaques, criadas pelo carnavalesco Tarcísio Zanon para ilustrar o enredo Arroboboi, Dangbé que deu o terceiro campeonato do Grupo Especial à escola de Niterói.

Serpente ao vivo e a cores

Outro atrativo de destaque é a exposição da serpente de 9m de comprimento que abriu o desfile da vermelho e branco levando o público da Sapucaí ao delírio.

A curadoria da exposição é da fotógrafa Renata Xavier e os textos são do jornalista e doutor em artes João Gustavo Melo, enredista da Viradouro.

– No desfile deste ano, uma das novidades foi o uso criativo da iluminação cênica e a Viradouro surpreendeu e encantou o Brasil com um arco-íris de luz que clareou o céu do Sambódromo. As fantasias que brilham no escuro estarão na exposição, que revive esta experiência através da ambientação e da montagem circular que evoca a serpente  que engole a própria cauda, simbolizando o eterno recomeço – afirma a fotógrafa Renata Xavier, que é diretora do Centro Carioca de Fotografia.

Foto: Renata Xavier

As fotos que serão expostas têm crédito de Renata Xavier, Leandro Lucas, Keila Ribeiro, Leandro Joras e Rodrigo Palma.

O Carnavalesco Tarcisio Zanon comemora a presença da Viradouro e a celebração do tricampeonato da escola de samba de Niterói num dos principais cartões postais de Niterói.

– É emocionante ver a Viradouro ocupando um espaço tão importante para a cultura nacional e niteroiense que é o MAC. A nossa presença terá fantasias e partes de alegorias de um desfile campeão que significou para Niterói um motivo de grande orgulho.

Foto: Renata Xavier

O projeto é uma realização da Prefeitura de Niterói, Secretaria Municipal das Culturas, Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.

Serviço:

Exposição “Arroboboi, Dangbé”

Data: Até 9 de março de 2025

Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h.

Entrada: Inteira R$ 16,00 | Meia R$ 8,00 | Entrada Gratuita nas Quartas e para moradores da cidade de Niterói.

COMPARTILHE