Niterói por niterói

Publicado

E de repente, é Natal! Árvore de São Francisco ilumina Niterói e atrai multidão

Por Gabriel Mansur
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Atração da cidade, a árvore tem 50 metros de altura e 8 mil microlâmpadas
Centenas de pessoas prestigiam inauguração da Árvore de Natal. Foto: Gabriel Mansur
Centenas de pessoas prestigiam inauguração da Árvore de Natal. Foto: Gabriel Mansur

A árvore de Natal da Praça do Rádio Amador, em São Francisco, ilumina a cidade. inaugurada nesta segunda-feira (1º),  confirma que se tornou uma das atrações de Niterói, recebendo milhares de pessoas. O calçadão foi ocupado por vendedores, balões coloridos e muitas famílias, muitas de cidades vizinhas.

Leia mais: “Os Quebradeiras”: conheça grupo de Niterói que inspira o Brasil na Copa do Mundo

Trata-se de um monumento com 8 mil microlâmpadas e 50 metros de altura. Atributos que são avistados facilmente por curiosos que navegam pela Baía de Guanabara. Não só avistados, como ouvidos. O cantor Jorge Vercillo, além da banda Under GaraG, deram um tom musical à cerimônia. O palco, aliás, foi montado na base da árvore.

Ao redor do pinheiro de metal, crianças brincavam com balões. Pipoqueiros, “dogões” e algodões-doces davam um clima interiorano à uma cidade com mais de 500 mil habitantes. Quem estava por lá, aproveitou para registrar o momento. E já que é quase Natal, por que não adiantar os pedidos para o bom velhinho? Foi o que fez a menina Sara, de nove anos.

Quem passa pela baía, consegue ver a árvore. Foto: Gabriel Mansur

– Eu pedi um celular – disse.

A cartinha já chegou ao Polo Norte. Ou melhor, aos ouvidos da mamãe Noel. A cabeleireira Fabiana Oliveira, mãe de Sara, assentiu com a cabeça. Em seguida, fez seu próprio pedido natalino.

– Tenho muitos pedidos. Não só para mim, pessoalmente, mas também para o mundo. Menos violência, menos feminicídio, menos coronavírus. Essas coisas eu nunca desejo para ninguém, torço para que acabem de vez. Principalmente o feminicídio. Estou na luta pelas mulheres – declarou Fabiana.

As preces eram variadas. O marinheiro Rogério, por exemplo, cobrou a construção de um metrô em Niterói. Já sua esposa, Sandra, pediu o de sempre.

– Desejo que sejamos felizes, tenhamos paz e saúde sempre – pediu Sandra.

Árvore de Natal tem 50 metros de altura. Foto: Gabriel Mansur

Natal do Amanhã

A campanha Natal do Amanhã prevê a iluminação de vários pontos da cidade, além de programação cultural com shows e pequenos espetáculos. A decoração vai contar com pontos de luz em diversas avenidas, como: Jansem de Mello e Marquês do Paraná (Centro); Roberto Silveira (Icaraí); Quintino Bocaiúva (São Francisco); Prefeito Sylvio Picanço (Charitas); e Alameda São Boaventura (Fonseca).

Os bairros de Santa Rosa, Jurujuba, Ingá, Santa Bárbara, Engenhoca e Piratininga também receberão luzes natalinas. Além disso, diversas praças da cidade terão decoração especial, como no Centro, Fonseca e Ponta D’Areia.

Outro tradicional ponto da cidade, o Campo de São Bento, receberá decoração natalina com brinquedos tradicionais, como ursos, balões e bolas. O local também terá palco para apresentações e a casinha do Papai Noel.

Niterói Solidária

Durante todo o mês, e no mínimo até o dia 6 de janeiro, quando a árvore será desmontada, será possível fazer doações para a campanha Niterói Solidária.

Haverá pontos fixos de arrecadação em todas as atrações da cidade. Você pode ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade doando alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza.

Eventos em São Francisco

Sábado

  • 20h30 – Sarau do Cahon, com participações de Andreia Santiago, Huan Sancler e Karina Pontes
  • 22h – Cupertino
  • DJ João Almeida na abertura e nos intervalos

Domingo

  • 19h30 – Madrigal Blues
  • 21h – TIBÍ – participação especial Vitin
  • DJ Mabruxo na abertura e nos intervalos

COMPARTILHE