Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Dúvidas sobre seu título eleitoral e local de votação? Confira aqui

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Saiba como checar seu local de votação e a situação do seu título; Eleitor não poderá votar se estiver com título cancelado ou suspenso
Niterói tem recorde histórico de eleitores
O título eleitoral é o documento que atesta o alistamento eleitoral, habilitando o cidadão a exercer o direito do voto. Foto: arquivo A Seguir Niterói

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE)-RJ remanejou 53 locais de votação para as Eleições de 2024 por motivos de segurança. Somados, eles impactam 171.341 eleitores, de dez cidades, que votarão em novos endereços no dia 6 de outubro.

Desse total, 6.396 eleitores são de Niterói. O TRE-RJ não informou em quais regiões ocorreram os locais de votação, no município.

Leia mais: Ônibus será grátis no dia da eleição em Niterói

Em nota, o TRE-RJ informou que os antigos locais foram substituídos em função de um estudo feito pela Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional, da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro.

Nesses locais, segundo o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, “as urnas eletrônicas precisavam chegar protegidas por veículos blindados e com a mobilização de amplo efetivo policial”:

– Se a urna precisava chegar aos locais de votação nessas condições, por conta de ações do crime organizado, o local não era seguro. A mudança é desafiadora em função da necessidade de preservar a comodidade e a praticidade para o eleitor. Ele precisa votar confortável e tranquilo, livre de pressões de qualquer tipo. E esse conforto significa também votar perto de casa. Portanto, as mudanças procuram evitar deslocamentos superiores a um quilômetro – informou o desembargador.

De acordo com o TRE-RJ, o maior contingente de impactados pela medida está na Capital, onde 104.598 eleitores votarão em novos endereços.

Além de Niterói e Rio de Janeiro, a medida atinge também as cidades de Duque de Caxias (16.789), Itaguaí (15.301), Nova Iguaçu (6.679), São João de Meriti (6.456), Itaboraí (4.940), Belford Roxo (4.709), Japeri (2.738) e Sapucaia (2.735)

Além disso, o TRE-RJ informou que “por motivos diversos”, cerca de um milhão de eleitores já tinham sido alocados em 444 novos locais de votação para as eleições deste ano. A Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro recomenda que cada eleitor consulte seu local de votação de maneira antecipada, para evitar eventuais transtornos no dia da eleição.

Confira se seu local de votação mudou, aqui

Dúvidas podem ser tiradas pelo Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000. O serviço de atendimento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

Título eleitoral

O título eleitoral é o documento que atesta o alistamento eleitoral, habilitando o cidadão a exercer o direito do voto.

A situação eleitoral regular significa que o título não está cancelado (por exemplo, em razão da ausência às urnas por 3 vezes ou de faltar à revisão de eleitorado) nem suspenso (a suspensão ocorre por exemplo em caso de condenação criminal definitiva, cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado, condenação por improbidade administrativa transitada em julgado, e conscrição).

Você estará em dia com as obrigações eleitorais (sem pendências) se, sendo pessoa alfabetizada, entre 18 e 70 anos, em situação eleitoral regular, você:

  • tiver votado, justificado a ausência ou quitado a multa; e
  • atendido às convocações da Justiça Eleitoral (para trabalhar como mesária ou mesário, por exemplo) ou ter justificado a ausência ou quitado a multa.

Se tiver multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, deve efetuar o pagamento pelo sistema Consulta de débitos eleitorais ou por meio do aplicativo e-Título (disponível para smartphone e tablet nas plataformas iOS e Android).

O eleitor não poderá votar quando estiver com a sua inscrição eleitoral (título) cancelada ou suspensa. Nesses casos, a inscrição da pessoa não constará na urna eletrônica.

Confira a sua situação eleitoral aqui

 

COMPARTILHE