COMPARTILHE
Virou rotina na vida do morador niteroiense, meme nas redes sociais e motivo de piada na mesa do bar. A falta de luz após uma noite chuvosa e de temporais em Niterói, já não pega mais ninguém de surpresa. Nesse último domingo (4) a cena se repetiu, deixando, mais uma vez, bairros sem energia por mais de 48h.
Segundo dados da Prefeitura, pelo menos 58 árvores caíram e 12 postes foram danificados, além de cabos rompidos. Os bairros mais afetados foram Piratininga, Itaipu, Pendotiba, Maria Paula, Fonseca e Santa Bárbara, de acordo com a concessionária Enel.
Leia mais: Niterói tem quase 70 mil árvores na região urbana; amendoeira é a campeã
No fim de tarde do último domingo, a Defesa Civil emitiu alerta com o aviso de chuva de alta intensidade com rajadas de vento moderadas a forte. Após o temporal, Niterói já estava sem luz, com diversos pontos de alagamento, árvores caídas.
Em Itaipu, um transformador estourou e provocou um apagão no bairro. Moradores afirmam que a causa possa estar vinculada à uma queda de uma árvore na rua Maria Tanure Amoré, no Marvista. Outra explosão também foi relatada na Estrada Francisco da Cruz Nunes, próximo ao Hortifruti.
Em Itacoatiara a queda de uma árvore interditou uma via.
– Em Itacoatiara faltou luz umas cinco vezes. Na hora do temporal, ela caía e voltava – afirmou uma moradora.
Também há relatos de falta de luz em alguns pontos de Camboinhas. Moradores reclamam de dormir no calor e acordar no dia seguinte para trabalhar sem energia elétrica.
Em resposta à demanda do A Seguir, a Enel Distribuição Rio informou, em nota, que normalizou o fornecimento de energia de mais de 93% dos clientes de Niterói que tiveram o serviço afetado em virtude das fortes chuvas registradas no fim da tarde do último domingo (4).
A companhia afirma que segue trabalhando ininterruptamente, com aumento em até quatro vezes o número de equipes em campo, mas não deu previsão do restabelecimento de luz em Itaipu e outros bairros da Região Oceânica.
Ainda de acordo com a Enel, o trabalho está sendo realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói e Defesa Civil devido a necessidade de desobstrução de áreas e retirada de árvores de grande porte que caíram durante a tempestade.
COMPARTILHE