COMPARTILHE
A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil, que fica na Ponta D’Areia, em Niterói, vai passar por obras de eficiência energética, a cargo da Enel, a partir desta terça-feira (3).
Leia mais: IBGE refaz as contas e diz que Niterói tem 516 mil habitantes
Por meio do seu Programa de Eficiência Energética, a companhia investirá cerca de R$ 850 mil no projeto que inclui a substituição do sistema de iluminação atual por um novo com lâmpadas LED – até 70% mais econômicas – e de condicionadores de ar antigos por modelos inverter e com Selo Procel. Esta ação faz parte da Chamada Pública de Projetos, em que os projetos selecionados são financiados com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo a Enel, com as inovações, haverá uma economia de energia estimada de 523,74 MWh/ano, que seria o suficiente, por exemplo, para abastecer mensalmente 257 casas populares por um ano. Em reais, isso representa uma economia estimada de R$ 260 mil anualmente. Além dos benefícios econômicos, o projeto terá um impacto positivo ao meio ambiente. O consumo sustentável e eficiente de energia evita a emissão de mais de 32 toneladas por ano de gás carbônico (CO₂), um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Para efeito de comparação, esse volume equivale ao plantio de 228 árvores por ano.
COMPARTILHE