COMPARTILHE
Lançamento de livro, exposição e audiência pública marcarão as celebrações pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na Câmara Municipal de Niterói.
Leia mais: Estação Cantareira será sede do Pólo de Audiovisual de Niterói
A data de 2 de abril foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2007, como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, criada para chamar a atenção da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O TEA se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave.
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, uma em cada 160 crianças possui TEA. Ainda de acordo com a Organização, tem-se observado um aumento de casos no mundo, o que pode ser explicado pelo aumento da conscientização sobre o tema e uma maior busca pelo diagnóstico.
O principal objetivo de eventos alusivos ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo é contribuir para que mais pessoas venham a ser diagnosticadas precocemente.
Na Câmara Municipal de Niterói, será inaugurada no dia 3 de abril a exposição “TEAmar: visões de quem convive com o autismo”, que apresentará obras produzidas por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
No dia 5, às 17h, Chris Fonseca lança seu livro “Querida Mãe Atípica”, baseado na sua experiência ao lidar com seu filho Miguel, que é autista. Em seguida, às 18h, será realizada uma audiência pública que debaterá assuntos relacionados com TEA. O evento contará com a participação do Conjunto de Coletivos de Mães Atípicas.
Desta sexta-feira (24), até domingo (26), acontece o 5º seminário Rio TEAma, no hotel Rio Othon Palace, em Copacabana. Trata-se de um evento pago.
Com o tema “Autismo tem tratamento” , o seminário será presencial com opção de assistir online. Contará com a participação de especialistas em TEA de diferentes países.
Confira a programação completa aqui
COMPARTILHE