Niterói por niterói

Publicado

Dia do boteco, atividade para fãs do Harry Potter e exposições; veja a programação da Páscoa em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com
Exposição de fotos com personagens da atual campeã Viradouro é o destaque do fim de semana, que também conta com exposições gratuitas em outros pontos da cidade
Dyone Valeriano
Dyone Valeriano traz um repertório variado, que inclui muito pop, jazz, bossa nova, samba, soul, mpb, rock e R&B e blues. Foto: Divulgação

Para além dos chocólatras de plantão e do tradicional almoço de família no domingo, o fim de semana em Niterói terá o Dia do Boteco no Multicenter, que reunirá música e cardápio temático. Já o Reserva Cultural será palco de um evento dedicado aos fãs de Harry Potter, com uma atividade que tem como tema a série derivada do Harry Potter, atualmente, em seu terceiro capítulo.

Leia mais: A Páscoa da inflação e do “ovinho” em Niterói

Tem também algumas exposições coletivas e individuais na área externa MAC. No Espaço Correios, a mostra interativa Squatter ganha a cena. Porém, o destaque do fim de semana, já em clima de pré carnaval, é a primeira exposição em uma galeria de rua de Niterói. A mostra que celebra a atual campeã Viradouro pode ser vista sob a marquise de prédios da Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói.

Confira abaixo:

  • Exposição sobre a Viradouro
Mostra é a primeira no formato de galeria ao ar livre de Niterói. Foto: Divulgação

Niterói inaugurou a primeira galeria permanente ao ar livre da cidade, com uma exposição de fotos com personagens da escola de samba Unidos do Viradouro. A nova galeria, aberta no fim do mês passado, fica sob a marquise de prédios da Avenida Amaral Peixoto, no Centro da cidade, aproveitando as pilastras do local. O projeto é da Secretaria Municipal das Culturas.

As imagens da mostra “Carnaval, te amo. Na vida és tudo pra mim”, feitas pela fotógrafa Renata Xavier, mostram o rosto de artistas e componentes retratados na quadra da Viradouro, iluminados por luzes em vermelho e branco, representando as cores da escola.

No total, por enquanto, a exposição contempla 18 fotos em painéis nas colunas da marquise do quarteirão que começa na esquina da Rua Visconde de Sepetiba, em frente ao prédio número 507. Mas a ideia é acrescentar novas imagens a cada fim de semana, ampliando a exposição em direção à estação das barcas.

  • Sessão especial de Animais Fantásticos, no Reserva Cultural
Reserva Cultural fará sessão especial dos Animais Fantásticos. Foto: Divulgação

Além das pré-estreias e estreias, o complexo Reserva Cultural, em São Domingos, será palco do evento Animais Fantásticos: os segredos de Dumbledore, no terraço do cinema, onde eram realizadas as sessões ao ar livre. A atividade será realizada neste sábado (16), das 16h às 18h. Em parceria com a “Luzes Místicas”, o público que comprar um combo na bombonière vai ganhar um voucher que dá direito a uma foto com efeitos mágicos, que revelam o Patrono do Bruxo.

O evento promete muita diversão. Terá encontro e concurso Cosplay, com gincanas e duelos animadas pela “Gazeta Bruxa”, brindes exclusivos para os participantes que são fãs da franquia. Já as sessões, realizadas dentro da sala de cinema, terão assentos premiados, em parceria com a “Editora Rocco”, onde serão sorteados livros originais dos Animais Fantásticos, capa dura.

O público é convidado a vir à caráter e o encontro é para todos: adultos, crianças, bruxos e trouxas.

As sessões no sábado serão realizadas às 15h (dublada) e 18h e 21h (legendada)

  • Dia do Boteco, no Multicenter
Dyone Valeriano fará show no sábado, 16 de abril, no Multicenter, com repertório variado

O projeto ‘Dia de Boteco’ do Multicenter Itaipu reúne atrações musicais e um cardápio especial todos os sábados, das 18h30 às 21h, na Praça de Alimentação do 2º piso do Shopping. Quem se apresenta neste sábado (16) é a cantora Dyone Valeriano, que traz um repertório cheio de pop, jazz, bossa nova, samba, soul, mpb, rock e R&B e blues. Em 2018, gravou o jingle das lojas Leader o “Já é natal na Leader” recebendo o destaque na assinatura do jingle.

Para acompanhar a boa música, os estabelecimentos da Praça de Alimentação do shopping preparam um cardápio especial, com diversas opções de forma democrática.

Serviço:

Shopping Multicenter Itaipu
Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6501 – Itaipu, Niterói – RJ
Dia de Boteco – Local: Praça de Alimentação do 2º piso.
Horário: Das 18h30 às 21h

  • “Mirante” ao ar livre, no MAC
Foto: Divulgação

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói está exibindo o Projeto MIRANTE, com duas exposições gratuitas coletivas e uma individual, nas áreas externas do Museu e na recepção. A curadoria é assinada pelo artista visual Felippe Moraes e a assistência de curadoria é de Ana Carla Soler.

A mostra convida o público a refletir sobre pautas contemporâneas da jovem produção de arte brasileira e discussões atuais da sociedade como o território, o antropoceno – o período mais recente na história do Planeta Terra – e as noções de ruína e trabalho.

“O Projeto MIRANTE é construído como forma de fazer o museu pensar sobre si mesmo, seu lugar social, político e sua relação com a cidade. Trazemos vozes que tensionam os discursos e os formatos expográficos. Entendemos que a instituição é mais que um edifício, é programação, é educação e é encontro entre criadores, suas produções e a sociedade. Ao ocorrer na área externa, alcançamos um público que normalmente não entra nas salas de exposição”, explica o curador da mostra, Felippe Moraes.

A primeira edição do programa apresenta a exposição individual ‘Retrabalho’, do artista mineiro Juan Casemiro, no pátio; a coletiva ‘Território Vento’, com trabalhos de 6 artistas na rampa do museu; e ‘Antropocênica’, uma mostra de vídeos na recepção. A exposição também acontece no Instagram, com a criação de conteúdos exclusivos no @projeto_mirante. O projeto MIRANTE fica em cartaz até o dia 29 de maio no pátio do MAC.

Sobre as exposições:

Território Vento

Um recorte sobre a jovem produção contemporânea brasileira lidando com a noção de território, a partir da palavra escrita em diversos suportes. Por meio de bandeiras, cangas, pipas, faixas, camisetas e fitinhas do Bonfim, as palavras relacionam-se com o vento, com a paisagem e com os fenômenos meteorológicos da Baía de Guanabara. A exposição aborda a urgência do texto gráfico e sua forte presença na prática artística brasileira da última década, respondendo as convulsões sociais e ameaças à democracia.

Artistas: Julia Saldanha, Marília Scarabelo, OPAVIVARÁ!, Raphael Escobar, Rodolfo Viana e Thiago Ortiz

Retrabalho

A individual ‘Retrabalho’, de Juan Casemiro, se dá, por meio da construção de esculturas e instalações com tijolos modulares e resquícios, detritos e ruínas do MAC Niterói. Com uma forte motivação de discutir a herança do pensamento moderno, a mostra apresenta também fotografias e objetos indiciais da relação do corpo do artista tanto na construção de suas obras, quanto com a cidade e os rastros industriais. Local: Praça do MAC.

Antropocênica 

Apresenta 3 vídeos de Mari Fraga, Patrick Furness e Ricardo de Càstro, que discutem a influência humana no planeta Terra. Cada um a sua maneira apresenta corpos alterando o mundo ao redor em termos poéticos, alegóricos e ficcionais. Seja com pessoas refletindo a luz do Sol com espelhos ou com uma sessão de acupuntura que emula as sessenta e três principais perfurações de petróleo do globo. A presença humana é o substrato poético da mostra. No terceiro vídeo, é mostrada uma Baía de Guanabara pós-apocalíptica em que quase todos os traços dos seres humanos foram apagados pelo tempo e/ou pela manipulação digital de imagens. Local: recepção do MAC.

Serviço:

Projeto MIRANTE

Abertura: 2 de abril, sábado

Horário: das 15h às 20h

Visitação: de 3 de abril a 29 de maio de 2022

diariamente, das 9h às 18h

Local: MAC Niterói

Endereço: Mirante da Boa Viagem s/nº – Niterói

Entrada gratuita

  • Exposição interativa gratuita no Correios
Foto: Divulgação

Dialogar com um conjunto de meta-trabalhos, numa mistura de arte e ciência. Essa é a proposta da mostra “Squatters”, fruto do resultado de pesquisa da artista plástica e bióloga Ilca Barcellos, que pode ser visitada no Espaço Cultural Correios Niterói, no centro da cidade. Quem assina a curadoria é a Tartaglia Arte. A exposição traz uma instalação e dez colagens digitais, realizadas entre 2010 e 2020, levando o espectador a transitar entre a arte e a natureza, entre o estático e o mutável, entre o controle e o acaso. Esse é o penúltimo fim de semana em que é possível conferir a mostra, que estará aberta ao público até o próximo sábado, dia 23.

Na exposição, o público entra em contato com um conjunto de seres fictícios – esculturas em cerâmica e espuma expansiva – mimetizados e camuflados entre elementos da flora natural. Além da instalação, a mostra apresenta também colagens digitais, conhecidas como crossing-over.

Serviço:

Exposição: “Squatters”

Horário: de segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado das 13h às 17h
Local: Espaço Cultural Correios Niterói – 1º pavimento, sala I
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – Niterói – RJ

Visitação: Até o dia 23 de abril de 2022

Entrada franca
Censura Livre

COMPARTILHE