COMPARTILHE
Para além dos chocólatras de plantão e do tradicional almoço de família no domingo, o fim de semana em Niterói terá o Dia do Boteco no Multicenter, que reunirá música e cardápio temático. Já o Reserva Cultural será palco de um evento dedicado aos fãs de Harry Potter, com uma atividade que tem como tema a série derivada do Harry Potter, atualmente, em seu terceiro capítulo.
Leia mais: A Páscoa da inflação e do “ovinho” em Niterói
Tem também algumas exposições coletivas e individuais na área externa MAC. No Espaço Correios, a mostra interativa Squatter ganha a cena. Porém, o destaque do fim de semana, já em clima de pré carnaval, é a primeira exposição em uma galeria de rua de Niterói. A mostra que celebra a atual campeã Viradouro pode ser vista sob a marquise de prédios da Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói.
Confira abaixo:
Niterói inaugurou a primeira galeria permanente ao ar livre da cidade, com uma exposição de fotos com personagens da escola de samba Unidos do Viradouro. A nova galeria, aberta no fim do mês passado, fica sob a marquise de prédios da Avenida Amaral Peixoto, no Centro da cidade, aproveitando as pilastras do local. O projeto é da Secretaria Municipal das Culturas.
As imagens da mostra “Carnaval, te amo. Na vida és tudo pra mim”, feitas pela fotógrafa Renata Xavier, mostram o rosto de artistas e componentes retratados na quadra da Viradouro, iluminados por luzes em vermelho e branco, representando as cores da escola.
No total, por enquanto, a exposição contempla 18 fotos em painéis nas colunas da marquise do quarteirão que começa na esquina da Rua Visconde de Sepetiba, em frente ao prédio número 507. Mas a ideia é acrescentar novas imagens a cada fim de semana, ampliando a exposição em direção à estação das barcas.
Além das pré-estreias e estreias, o complexo Reserva Cultural, em São Domingos, será palco do evento Animais Fantásticos: os segredos de Dumbledore, no terraço do cinema, onde eram realizadas as sessões ao ar livre. A atividade será realizada neste sábado (16), das 16h às 18h. Em parceria com a “Luzes Místicas”, o público que comprar um combo na bombonière vai ganhar um voucher que dá direito a uma foto com efeitos mágicos, que revelam o Patrono do Bruxo.
O evento promete muita diversão. Terá encontro e concurso Cosplay, com gincanas e duelos animadas pela “Gazeta Bruxa”, brindes exclusivos para os participantes que são fãs da franquia. Já as sessões, realizadas dentro da sala de cinema, terão assentos premiados, em parceria com a “Editora Rocco”, onde serão sorteados livros originais dos Animais Fantásticos, capa dura.
O público é convidado a vir à caráter e o encontro é para todos: adultos, crianças, bruxos e trouxas.
As sessões no sábado serão realizadas às 15h (dublada) e 18h e 21h (legendada)
O projeto ‘Dia de Boteco’ do Multicenter Itaipu reúne atrações musicais e um cardápio especial todos os sábados, das 18h30 às 21h, na Praça de Alimentação do 2º piso do Shopping. Quem se apresenta neste sábado (16) é a cantora Dyone Valeriano, que traz um repertório cheio de pop, jazz, bossa nova, samba, soul, mpb, rock e R&B e blues. Em 2018, gravou o jingle das lojas Leader o “Já é natal na Leader” recebendo o destaque na assinatura do jingle.
Para acompanhar a boa música, os estabelecimentos da Praça de Alimentação do shopping preparam um cardápio especial, com diversas opções de forma democrática.
Serviço:
Shopping Multicenter Itaipu
Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6501 – Itaipu, Niterói – RJ
Dia de Boteco – Local: Praça de Alimentação do 2º piso.
Horário: Das 18h30 às 21h
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói está exibindo o Projeto MIRANTE, com duas exposições gratuitas coletivas e uma individual, nas áreas externas do Museu e na recepção. A curadoria é assinada pelo artista visual Felippe Moraes e a assistência de curadoria é de Ana Carla Soler.
A mostra convida o público a refletir sobre pautas contemporâneas da jovem produção de arte brasileira e discussões atuais da sociedade como o território, o antropoceno – o período mais recente na história do Planeta Terra – e as noções de ruína e trabalho.
“O Projeto MIRANTE é construído como forma de fazer o museu pensar sobre si mesmo, seu lugar social, político e sua relação com a cidade. Trazemos vozes que tensionam os discursos e os formatos expográficos. Entendemos que a instituição é mais que um edifício, é programação, é educação e é encontro entre criadores, suas produções e a sociedade. Ao ocorrer na área externa, alcançamos um público que normalmente não entra nas salas de exposição”, explica o curador da mostra, Felippe Moraes.
A primeira edição do programa apresenta a exposição individual ‘Retrabalho’, do artista mineiro Juan Casemiro, no pátio; a coletiva ‘Território Vento’, com trabalhos de 6 artistas na rampa do museu; e ‘Antropocênica’, uma mostra de vídeos na recepção. A exposição também acontece no Instagram, com a criação de conteúdos exclusivos no @projeto_mirante. O projeto MIRANTE fica em cartaz até o dia 29 de maio no pátio do MAC.
Sobre as exposições:
Território Vento
Um recorte sobre a jovem produção contemporânea brasileira lidando com a noção de território, a partir da palavra escrita em diversos suportes. Por meio de bandeiras, cangas, pipas, faixas, camisetas e fitinhas do Bonfim, as palavras relacionam-se com o vento, com a paisagem e com os fenômenos meteorológicos da Baía de Guanabara. A exposição aborda a urgência do texto gráfico e sua forte presença na prática artística brasileira da última década, respondendo as convulsões sociais e ameaças à democracia.
Artistas: Julia Saldanha, Marília Scarabelo, OPAVIVARÁ!, Raphael Escobar, Rodolfo Viana e Thiago Ortiz
Retrabalho
A individual ‘Retrabalho’, de Juan Casemiro, se dá, por meio da construção de esculturas e instalações com tijolos modulares e resquícios, detritos e ruínas do MAC Niterói. Com uma forte motivação de discutir a herança do pensamento moderno, a mostra apresenta também fotografias e objetos indiciais da relação do corpo do artista tanto na construção de suas obras, quanto com a cidade e os rastros industriais. Local: Praça do MAC.
Antropocênica
Apresenta 3 vídeos de Mari Fraga, Patrick Furness e Ricardo de Càstro, que discutem a influência humana no planeta Terra. Cada um a sua maneira apresenta corpos alterando o mundo ao redor em termos poéticos, alegóricos e ficcionais. Seja com pessoas refletindo a luz do Sol com espelhos ou com uma sessão de acupuntura que emula as sessenta e três principais perfurações de petróleo do globo. A presença humana é o substrato poético da mostra. No terceiro vídeo, é mostrada uma Baía de Guanabara pós-apocalíptica em que quase todos os traços dos seres humanos foram apagados pelo tempo e/ou pela manipulação digital de imagens. Local: recepção do MAC.
Serviço:
Projeto MIRANTE
Abertura: 2 de abril, sábado
Horário: das 15h às 20h
Visitação: de 3 de abril a 29 de maio de 2022
diariamente, das 9h às 18h
Local: MAC Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem s/nº – Niterói
Entrada gratuita
Dialogar com um conjunto de meta-trabalhos, numa mistura de arte e ciência. Essa é a proposta da mostra “Squatters”, fruto do resultado de pesquisa da artista plástica e bióloga Ilca Barcellos, que pode ser visitada no Espaço Cultural Correios Niterói, no centro da cidade. Quem assina a curadoria é a Tartaglia Arte. A exposição traz uma instalação e dez colagens digitais, realizadas entre 2010 e 2020, levando o espectador a transitar entre a arte e a natureza, entre o estático e o mutável, entre o controle e o acaso. Esse é o penúltimo fim de semana em que é possível conferir a mostra, que estará aberta ao público até o próximo sábado, dia 23.
Na exposição, o público entra em contato com um conjunto de seres fictícios – esculturas em cerâmica e espuma expansiva – mimetizados e camuflados entre elementos da flora natural. Além da instalação, a mostra apresenta também colagens digitais, conhecidas como crossing-over.
Serviço:
Exposição: “Squatters”
Horário: de segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado das 13h às 17h
Local: Espaço Cultural Correios Niterói – 1º pavimento, sala I
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – Niterói – RJ
Visitação: Até o dia 23 de abril de 2022
Entrada franca
Censura Livre
COMPARTILHE