23 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Defesa Civil do estado bota Niterói na área de maior risco do temporal

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Niterói aparece ao lado de São Gonçalo e Maricá entre as áreas de maior intensidade de chuvas: região serrana e Angra também apresentam riscos
Chuva Colegio Assunção Niterói
Chuva não dará trégua e aumentará nas próximas horas. Foto de leitor

Boletim exibido do Centro de Monitoramento do Rio de Janeiro, pela TV Globo, às 15h30, mostrou o avanço da chuva no estado e as áreas de maior volume de precipitação.

Leia mais: Niterói decreta ponto facultativo nesta sexta à espera do temporal

No mapa meteorológico, aparecem em tons vermelhos a região de Niterói, São Gonçalo e Maricá. No restante da Região Metropolitana, incluindo Rio de Janeiro, o volume de chuva é menor. Outros pontos de risco apontados no monitoramento foram a Região Serrana e Angra dos Reis.

Estágio de Atenção

Niterói segue em estágio de atenção desde às 18h45 desta terça-feira (19) quando foi anunciada a chegada de núcleos de chuva forte acompanhados de raios e rajadas de ventos.

O secretário municipal de Defesa Civil, Coronel Walace Medeiros e o prefeito Axel Grael pedem que a população acompanhe os canais de comunicação da prefeitura, em busca de informações sobre o tempo. Eles informaram que o município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico. O secretário disse que a cidade está preparada e que todas as sirenes estão funcionando.

— Todas as 37 sirenes instaladas em pontos específicos do município estão preparadas para ser acionada. Inclusive eu as utilizei ontem para fazer um aviso à toda a população acerca dos cuidados relacionados à chuva forte — afirmou o secretário.

Chove desde o início da manhã em Niterói, uma chuva moderada, mas constante. Foram registrados diversos pontos de alagamento, em São Francisco, Icaraí e no Fonseca. Também houve queixa de moradores do Centro de falta de  luz.

Bolsões d’água na esquina da Presidente Backer com Roberto Silveira, na manhã desta sexta-feira (22). Foto de leitor

Na esquina da Presidente Backer com a Roberto Silveira, em Icaraí bolsões d’água já atrapalham o trânsito. Com o ponto facultativo, o trânsito é bem reduzido na cidade.

Os bueiros na Lopes Trovão. Foto de leitor

Em Pendotiba, núcleos de chuva também já começam a formar poças nas vias. A rua próxima ao Colégio Assunção, em São Francisco, já está praticamente inundada.

Trechos em São Francisco também já estão afetados pela chuva. Foto de leitor

De acordo com o site de meteorologia Climatempo, a previsão para essa sexta-feira (22) é de um volume de chuva de 90mm. Mas a chuva vai durar até domingo e deve se intensificar nas próximas horas. A previsão é de um volume de precipitação entre 300mm e 600mm, no período.

Leia mais: Niterói terá “situação de perigo”, com chuvas intensas na chegada do outono

Ponto facultativo

A Prefeitura de Niterói, em comunicado nas redes sociais, determinou ponto facultativo nesta sexta-feira (22) devido à previsão de chuvas volumosas. A medida segue o decreto do Estado do Rio que determinou ponto facultativo para as repartições públicas estaduais.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o Prefeito de Niterói, Axel Grael, orientou a população a não sair de casa e evitar deslocamentos desnecessários.

Diante da possibilidade de comprometimento dos deslocamentos em diversos municípios do estado do Rio devido à previsão de chuva forte, a Universidade Federal Fluminense (UFF) decretou ponto facultativo em todos os campi até domingo, 24 de março.

Na nota, a instituição orienta a manutenção de aulas, reuniões e eventos em modelo remoto, sempre que possível, e a adoção de teletrabalho para  funções e serviços administrativos.

De acordo com o Centro de Monitoramento da Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia, há possibilidade de que temporais e rajadas de vento atinjam a cidade.

A Defesa Civil informa que permanece em monitoramento e que enviará informes e boletins de atualizações conforme necessidade.

Em caso de emergência, é possível ligar para 199 ou 2620-0199.

Confira as orientações da Defesa Civil:

  • Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e estarem preparados para se deslocarem para locais seguros.
  • As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nesses locais até o aviso de chuva intensa cessar
  • Evitar transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamento
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas atmosféricas, evite ficar próximo a árvores e redes de distribuição de energia elétrica, toldos , tapumes ou em áreas descampadas.

COMPARTILHE