COMPARTILHE
Previsão de chuva moderada/forte com rajadas de vento. O aviso aparece na última postagem da Defesa Civil feita na manhã desta terça-feira (23). A chuva começou até antes da previsão, que anunciava o tempo ruim só para a tarde. O alerta prevê também rajadas de vento. Segundo o serviço meteorológico da cidade, a chuva vai durar até as 23h59 de quarta-feira.
Nos últimos dias, a Prefeitura de Niterói anunciou medidas para evitar os danos provocados pelas chuvas de verão, como a poda de árvores e limpeza das galerias. No início do ano, as chuvas castigaram a cidade, com alagamentos, água invadindo as casas, falta de luz e congestionamentos. A cidade apareceu na relação das cidades em emergência, ao lado do Rio e de municípios da Baixada, fortemente atingidos pelo temporal.
Uma das ações desenvolvidas pelo município para evitar maiores estragos – e principalmente, vítimas nos locais de maior risco – é a ação de voluntários. Além dos agentes da Defesa Civil, a cidade conta com um pelotão de moradores que fazem parte dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs), um programa estratégico de política de prevenção que tem atualmente cerca de 3 mil participantes. Na segunda-feira, o Prefeito Axel Grael recebeu um grupo destes voluntários.
Axel Grael recebe voluntários da Defesa Civil que ajudam nas situações de emergência. Foto: Prefeitura/ Bruno Eduardo Alves
– O Nudec é uma das estratégias da política de prevenção da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói. Durante todo o ano, é promovida uma política preventiva para minimizar os impactos das chuvas na cidade e os núcleos têm importante papel neste trabalho. Existem Nudecs nas comunidades, nos condomínios de casas e edifícios e o de multiplicadores de informações, contra queimadas e grupos de idosos. Cada grupo é formado, em média, por cerca de 20 pessoas. As equipes multiplicam os conceitos de prevenção nos locais onde residem, além de apoiarem as ações emergenciais da Defesa Civil em caso de chuvas intensas. A atuação dos voluntários é planejada para que seja na região onde vivem, porém, caso ocorra a necessidade de atuação em outra área, existe uma logística para que possam atuar também -, explica o secretário de Defesa Civil e Geotécnica, Walace Medeiros.
COMPARTILHE