Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Datafolha também registra empate técnico entre Cláudio Castro e Freixo no Rio

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

No instituto, Rodrigo Neves agora aparece empatado com Eduardo Serra em terceiro, com 5% cada
freixo e castro 3
Os dois primeiro colocados: disputa polarizada desde bem antes do começo oficial da campanha

O governador candidato à reeleição Cláudio Castro  (PL) e o deputado Marcelo Freixo (PSB) têm apenas três pontos de distância entre eles na liderança da disputa pelo governo do Estado do Rio, dentro da margem de erro, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (18/8). O bolsonarista Castro está numericamente à frente, com 26% das intenções de voto, contra 23% de Freixo, apoiado pelo ex-presidente Lula, líder na disputa pela Presidência da República.

A polarização entre os dois vem de muito antes do começo oficial da campanha e já foi detectada por outros institutos de pesquisa, como o Ipec (ex-Ibope), em consulta divulgada na segunda-feira.

Pela primeira vez aparece em terceiro lugar o candidato do PCB, Eduardo Serra, empatado com o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves, do PDT. Os dois têm hoje 5% dos votos cada. O fato de Neves não ter se movido desde as primeiras sondagens, chegando a perder pontos em alguns levantamentos, mostra que a aliança com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), não se traduziu em votos para o pedetista.

Os dois, Serra e Rodrigo Neves, estão tecnicamente empatados com Cyro Garcia, do PSTU, e até com Wilson Witzel (PMB). O governador cassado, porém, registrou candidatura mas não poderá concorrer por ter sofrido impeachment. Juliete Pantoja (UP) tem 2% e os demais candidatos apenas 1% ou não pontuaram.

O Datafolha foi a campo de 16 a 18 de agosto, quando 19% dos eleitores do estado do Rio disseram que pretendem botar em branco ou anular, o que mostra grande desalento com o cenário eleitoral. O eleitorado que ainda não sabe em quem votar é de 10%.

Numa simulação de segundo turno, o empate técnico entre Cláudio Castro e Freixo se mantém, mas aí com ligeira vantagem para o candidato do PSB. Freixo teria hoje 39% dos votos contra 38% de Castro.

COMPARTILHE