COMPARTILHE
O governador Cláudio Castro (PL) subiu cinco pontos percentuais em uma semana, alcançando a marca de 36%, e agora é líder das intenções de voto para o governo do Rio de Janeiro com boa margem de distância. É o que aponta a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22).
Antes empatado tecnicamente com o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), o candidato bolsonarista abriu 10 pontos de vantagem sobre seu principal adversário na disputa pelo Palácio do Guanabara.
Leia mais: Ipec no RJ: Cláudio Castro mantém 37% e Marcelo Freixo vai a 27%
Neste mesmo levantamento, o candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi citado por 26% dos eleitores cariocas, oscilando um ponto para baixo dentro da margem de erro.
O levantamento também mostrou uma estabilidade entre os candidatos da terceira via. O ex-prefeito Rodrigo Neves manteve os 8%, enquanto Cyro Garcia (PSTU) e Juliete Pantoja (UP) oscilaram um ponto percentual para baixo e para cima, respectivamente, e estão com 2%.
O ex-governador Wilson Witzel, apesar da candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), consta no levantamento e foi citado por 2% dos eleitores. Ele recorreu ao indeferimento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A pesquisa ouviu 1.526 pessoas entre 20 e 22 de setembro, em 45 municípios fluminenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-07687/2022.
Neste cenário, Castro e Freixo estavam tecnicamente empatados na pesquisa anterior, embora o governador estivesse à frente numericamente. No novo levantamento, no entanto, o bolsonarista cresceu três pontos percentuais e chegou a 46%. Já Freixo caiu três pontos e está com 38%.
A pesquisa do Datafolha também mediu a rejeição dos candidatos ao governo. Ou seja, em quem o eleitor não votaria. O ex-governador Witzel se manteve à frente.
COMPARTILHE