COMPARTILHE
Para atrair a realização de produções audiovisual para a cidade, a prefeitura criou a Niterói Film Commission. O decreto que trata do assunto foi publicado nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial do Município.
Leia mais: Arariboia muda de endereço em Niterói
Várias cidades do país têm órgãos desse tipo e disputam a preferência de equipes de produção para a realização audiovisual nos seus municípios.
O novo órgão tem como objetivo coordenar a política de filmagens e gravações de Niterói e de facilitar, organizar e fomentar a realização de filmagens e gravações em áreas públicas e privadas que impactem o espaço público.
Dentre as justificativas para a criação da Film Comission, o prefeito Rodrigo Neves observou que o setor audiovisual “é estratégico para o desenvolvimento econômico local, gerando empregos, renda e promovendo o turismo e a economia criativa”.
– Niterói possui reconhecido patrimônio natural, arquitetônico e cultural, tornando-se cenário atrativo para produções audiovisuais nacionais e internacionais – considerou o prefeito na elaboração do decreto.
A iniciativa também criou o Comitê Gestor da Política de Filmagens e Gravações do Município de Niterói. Será formado por integrantes de 10 secretarias, sob liderança da Secretaria Municipal de Economia Criativa e Ações Estratégicas (SECAE). De acordo com o decreto, os membros da Comissão e do Comitê não serão remunerados.
Um ato normativo próprio, dispondo sobre os procedimentos detalhados para a autorização de filmagens e gravações em Niterói será editado em até 90 dias.
COMPARTILHE