Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Coworking e área delivery: novo normal dita a tendência do mercado imobiliário

Por Livia Figueiredo

COMPARTILHE

Demandas da pandemia mudam a concepção dos novos lançamentos imobiliários de Niterói, que agora oferecem mais do que áreas de lazer
Espaço coworking do Exclusive Noronha. Imagem- Divulgação:MP Construtora
Espaço coworking do Exclusive Noronha. Imagem: Divulgação/MP Construtora

A pandemia da Covid-19 provocou mudanças profundas na forma como as pessoas se relacionam, trabalham e vivem. Repensar a moradia se tornou urgente, e o mercado imobiliário acompanha as tendências do “novo normal”. Empreendimentos recém-lançados em Niterói já trazem soluções alinhadas às necessidades atuais, que vão muito além de áreas de lazer e academias. As construtoras agora investem em funcionalidade e oferecem espaços como coworking, salas de reunião e centrais de delivery.

É o caso do MUD 333, empreendimento da Soter que está em fase de construção, na Rua Miguel Couto, no Jardim Icaraí. A construtora fez uma leitura inteligente e oportuna do cenário atual e incorporou as novidades ao lançamento. O condomínio é o primeiro do bairro a trazer, já na concepção do projeto, estações de trabalho equipadas e outras estruturas que dialogam com as demandas do novo normal.

— Entendemos que a pandemia reforçou alguns hábitos que não serão abandonados quando ela terminar — afirma Paula Lavor, gerente de marketing da construtora.

Outra novidade do empreendimento é um local reservado para acomodação de encomendas, que podem ser refeições, compras ou até aquela peça que chega da lavanderia e precisa ser pendurada até o morador chegar. Segundo Paula Lavor, essa é uma demanda cada vez maior da vida moderna, amplificada no último ano.

Central delivery do MUD333, no Jardim Icaraí. Imagem: Divulgação/Soter

— O costume de pedir comida pelo aplicativo ou resolver pequenos problemas do dia-a-dia acabou sendo intensificado e acelerado, pois até os mais resistentes precisaram aderir — explica Paula. — Nada mais fica jogado na portaria, como fica nos prédios mais antigos.

A MP Construtora também incorporou parâmetros do novo normal aos dois empreendimentos lançados recentemente na cidade: o Exclusive Noronha, na Noronha Torrezão, e o Jardim Pendotiba III, no Largo da Batalha. Este último também tem no projeto um coworking, além de uma sala de estudos. Já o lançamento de Santa Rosa conta com as estruturas para trabalho remoto e central delivery, mas investe pesado em outras comodidades, como lavanderia, espaço para pet e lava-jato próprio.

“Tudo em sintonia com a natureza e com as necessidades do novo normal”, diz o texto de apresentação do Exclusive Noronha.

Sala de estudos do Jardim Pendotiba 3. Imagem: Divulgação/MP Construtora

Novos parâmetros

Gerônimo Leitão, arquiteto e urbanista da Univesidade Federal Fluminense (UFF), explica que há pelo menos quatro décadas os empreendimentos imobiliários vêm atendendo às demandas crescentes do mercado por espaços cada vez mais completos, com lazer e comodidades. Agora, com a pandemia, as necessidades mudaram, e a arquitetura teve que ser repensada para trazer soluções o mais rápido possível.

– As inovações tecnológicas permitem o trabalho à distância e o quadro da pandemia só acentuou esses espaços de coworking, que tornam possível reuniões com clientes em um espaço isolado da sua casa. Certamente não será como antes. A pandemia fez com que diversas empresas tivessem que recorrer ao trabalho à distância, algo que se pensava no passado, mas ainda restavam dúvidas sobre os ganhos e perdas em termos de produtividade e viabilidade. Mas a Covid determinou que isso acontecesse. Aquela estrutura alocada em caráter permanente foi repensada – explica. — Mais do que uma moradia, esses empreendimentos traduzem um estilo de vida.

COMPARTILHE