COMPARTILHE
A trégua da Covid-19 durou pouco mais de um mês, desde que os indicadores relacionados ao número de óbitos zeraram em Niterói. Na semana epidemiológica 7, encerrada no sábado passado (18), foram sete mortes por data de confirmação. Significa um aumento expressivo, diante da ausência de óbitos desde a semana epidemiológica 2 (8 a 14 de janeiro).
Ao mesmo tempo, também houve um acréscimo significativo no número de casos. A análise considera os dados registrados nas semanas epidemiológicas 6 (5 a 11 de fevereiro) e 7 (12 a 18 de fevereiro) de 2023. No período analisado, o número de casos por confirmação subiu de 80 para 160, o que representa um crescimento de 100%.
Leia mais: Carnaval continua com desfile das escolas de samba de Niterói e Sinfônica Ambulante
Embora o relatório negativo tenha sido divulgado justamente no período de Carnaval, não significa que a folia carnavalesca seja responsável por esse aumento, dado o tempo de evolução da doença. Especialistas, inclusive, temem que as aglomerações das últimas semanas ainda possam impulsionar o aumento de novos diagnósticos.
– Certamente o Carnaval vai causar algum impacto nos 10 a 15 dias depois do próximo fim de semana (25 e 26 de fevereiro). Provavelmente vamos ver um aumento de casos e também de óbitos – avaliou o vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Cláudio Maierovitch, que também é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SME), a vacinação ficou suspensa em Niterói durante o período de carnaval, desde sexta-feira passada (17), sendo retomada apenas nesta quinta-feira (23) em todas as unidades.
A SME também informou que as vacinas estão sendo aplicadas em crianças de 6 meses a 4 anos com a pfizer baby; também está sendo realizado o reforço para as crianças de 3 a 4 anos que fizeram esquema básico (duas doses) com a coronavac. E o município também mantém vacinas para aplicação da primeira e segunda doses em crianças entre cinco a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas a partir de 18 anos.
Além disso, o município continua em repescagem contínua para a segunda dose de reforço (quarta dose) de pessoas com 18 anos ou mais. A terceira dose é destinada para adolescentes de 12 a 17 anos, com intervalo de quatro meses da segunda dose.
Conforme último boletim divulgado pela Prefeitura, nesta quarta-feira, Niterói atingiu 92,3% da população total com as duas doses – ou dose única – do esquema básico, subindo para 100% dos adultos, a partir dos 18 anos.
Já a cobertura da quarta dose (segunda dose de reforço) em pessoas com 80 anos ou mais está em 72,8%. Entre os moradores de 60 a 79 anos, 70,8% estão vacinados; entre 50 e 59 anos, são 41%. Na população que tem entre 18 e 49 anos, 21,6% receberam a quarta dose.
Entre as crianças de três a 11 anos, apenas 48,4% completaram o esquema vacinal e 65,7% receberam apenas a primeira dose. Na faixa etária de 12 a 17 anos, 88,6% receberam a primeira dose, 72,8% a segunda e só 27,2% tomaram ao menos uma dose de reforço.
COMPARTILHE