Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Covid-19 ou gripe?

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Conheça a diferença entre os sintomas
Infectoligista destaca a importância de manter o esquema vacinal em dia. Foto: Prefeitura
Exames laboratoriais são importantes para se fechar diagnósticos

As duas doenças podem confundir, dada a semelhança dos sintomas, observa a infectologista Ana Helena Germoglio.

Na gripe, o comum é febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Coriza ou nariz entupido e dor de garganta podem aparecer, mas são menos frequentes.

Na Covid-19, febre e tosse seca são os sintomas mais comuns. Já cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de garganta podem surgir às vezes. A doença tem outros sintomas que, em geral, não são sentidos por quem tem gripe, como perda do olfato e paladar.

“A Covid-19, principalmente agora, dá muita queixa de perda de olfato e paladar. A influenza (gripe) costuma deixar mais prostrado, acamado, com dor no corpo, sensação de congestão. Quando a gente compara as duas, a influenza apresenta mais sintomas. Para fechar o diagnóstico, somente com exame laboratorial”, diz a infectologista Ana Helena Germoglio.

No caso da Covid-19, há diferentes modalidades de exames, como os testes de antígeno ou laboratoriais PCR. No caso da gripe, também há vários tipos de testagens. A infectologista orienta que um profissional de saúde deve ser consultado para que possa indicar o procedimento mais adequado para cada pessoa.

Como a Covid-19, a gripe também pode evoluir para casos mais graves. Segundo material explicativo do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF-Fiocruz), a hospitalização e a possibilidade de óbito estão, em geral, vinculadas aos grupos de alto risco. A influenza pode também abrir espaço para infecções secundárias, como aquelas causadas por bactérias.

No caso da Covid-19, quando evolui para casos críticos, provoca forte falta de ar, pneumonia grave e outros problemas respiratórios que demandem suporte ventilatório ou internação em unidades de terapia intensiva.

Com Agência Brasil

 

COMPARTILHE