Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Covid-19: Niterói tem a menor ocupação de leitos do SUS em quatro meses

COMPARTILHE

Hospitais privados e particulares mantêm tendência de queda no número de internados
Hospitais seguem em estabilidade em níveis baixos. Divulgação:Prefeitura de Niterói
Hospitais seguem em estabilidade em níveis baixos. Divulgação/Prefeitura de Niterói

Apesar da confirmação da presença da variante Delta em Niterói, a rede hospitalar da cidade ainda não sofreu impacto na quantidade de internados. Pelo contrário as unidades de saúde locais têm registrado estabilidade no número de pacientes, tanto nos leitos clínicos quando nos privados, como mostram os gráficos de acompanhamento da pandemia disponibilizados pela Prefeitura. Na verdade, um indicador se destaca de forma animadora: a ocupação das enfermarias SUS ficou abaixo de 30% pela primeira vez em quatro meses.

A cidade chega ao fim desta semana confirmando a tendência de queda nos internados nas unidades públicas. Dos leitos de UTI, 34% estão ocupados. Já os de enfermaria, os chamados leitos clínicos, estão com ocupação de 28%. A última vez que as unidades SUS apresentaram essa taxa foi em 17 de março, pouco mais de quatro meses atrás.

Na rede privada, a situação também é de estabilidades em patamares muito mais confortáveis do que nas semanas em que a pandemia se agravou na cidade, entre março e maio. No momento, os hospitais particulares têm 28% das UTIs e 15% dos leitos clínicos reservados para pacientes Covid ocupados.

Fora dos hospitais, no entanto, a situação sanitária de Niterói ainda inspira cuidados. O indicador síntese, que mede o risco da pandemia na cidade, fechou mais uma semana em alta, se comparado ao que a cidade conseguiu alcançar no começo de junho. A nota da Covid ficou em 8,5 nesta quinta-feira. Em transmissão do gabinete de crise, o Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, fez um alerta.

— O cenário é de estabilidade, porém é importante dizer que a gente tem circulação do vírus e toda a atenção é necessária pra que a gente continue vencendo essa batalha — afirmou.

COMPARTILHE