26 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Covid-19 apresenta tendência de estabilidade no Rio

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Niterói tem taxa de vacinação contra a Covid-19 maior que a média e não tem mortes pela doença nos últimos seis meses
vacina covid julho 24
Com a vacina monovalente, o município possui cobertura vacinal contra a doença de 88,63% com duas doses. Foto: arquivo A Seguir Niterói

A nova edição do Panorama Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), divulgada nesta quarta-feira (6), apresenta uma tendência geral de estabilidade nos indicadores da doença quando consideradas as quatro últimas semanas epidemiológicas. Houve pequenos aumentos em quatro dos oito indicadores na Semana Epidemiológica (SE) 43, que compreende o período de 20 a 26 de outubro, em relação à semana 39 (22 a 28 de setembro). No entanto, na comparação com a semana anterior (SE 42), todos os indicadores registraram diminuição ou estabilidade.

Leia mais: Niterói recebe verba do governo Federal para compra de teste rápido de gravidez

As taxas de positividade de teste rápido de antígeno mostram que houve um aumento discreto da SE 39 para a SE 43, tanto nas amostras coletadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) na rede pública (9,10% para 11,07%), quanto no sistema Dasa de laboratórios privados (de 8,72% para 9,86%).

Mesmo com o crescimento das taxas de positividade dos testes RT-PCR no Lacen de 5,35% na semana 39 para 13,70% na SE 43, o quadro geral apresenta queda quando comparado com a SE 42 (de 18,2% a 13,7%). No sistema Dasa, este indicador também apresenta queda na comparação com a semana 39 (caiu de 13,18% para 9,04%).

Leitos

O número de solicitações de leitos com CID-10, classificado como Síndrome Gripal, apresentou uma leve queda (3,11%) na comparação entre a SE 39 e a SE 43 para os adultos, e um aumento de 21,68% para as solicitações de leito pediátricos no mesmo período. Este aumento, porém, está dentro das oscilações observadas nestes indicadores nas últimas semanas.

Os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPAs) do estado do Rio para as populações adulta e pediátrica apresentaram na semana 43 queda de 10,53% e 8,45%, respectivamente, em relação à SE 39. Esses indicadores se encontram oscilando aleatoriamente desde a SE 34, mostrando uma tendência de estabilidade.

Como explicou a SES, os indicadores precoces – taxa de positividade, atendimentos nas UPAs e números de solicitações de leitos –  servem para sinalizar  o aumento de casos antes mesmo da elevação detectada nos sistemas de informação.

O Panorama Covid-19 da SES utiliza como fonte de dados o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), o Sistema Estadual de Regulação (SER), o Sistema Próprio das UPAs do estado do Rio e o Sistema de Informação de Gerenciamento de Amostra Laboratorial (GAL), onde são registrados os resultados dos exames realizados pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública (Lacen-RJ) e pela Fiocruz. Também são registrados os dados enviados pela rede Dasa em laboratórios privados.

Niterói

Niterói tem taxa de vacinação contra a Covid-19 maior que a média e não tem mortes pela doença nos últimos seis meses. Os dados foram apurados, no final do mês passado, pelo A Seguir com a Prefeitura de Niterói. Com a vacina monovalente, o município possui cobertura vacinal contra a doença de 88,63% com duas doses; 57,91% com três doses; 22,64% com quatro doses. Já a cobertura com a vacina bivalente é de apenas 29,77%.

COMPARTILHE