COMPARTILHE
“O futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes”. A frase, ora atribuída ao escritor, jornalista, romancista e cronista Nelson Rodrigues, ora ao técnico multicampeão italiano Arrigo Sachi, justifica a expectativa dos brasileiros, especialmente os comerciantes, para o principal evento esportivo do planeta: a Copa do Mundo. Pois bem, a 22ª edição do torneio será realizada no Catar – a primeira no oriente médio – e começa no dia 20 de novembro.
Leia mais: Missão impossível: percorremos Niterói atrás da figurinha do Neymar
Do outro lado do mundo, a quase 12 mil quilômetros de distância, a seleção brasileira, liderada pelo técnico Tite e o craque Neymar, vão em busca do hexacampeonato. Paralelamente, debaixo de nossos olhos, o comércio de Niterói começa a se preparar para a competição. Itens de decoração alusivos ao evento, como bandeiras, camisas,, maquiagens, bolas e brinquedos nas cores verde e amarela, por exempo, já estão em exposição nas lojas do município.
O presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói (Sindilojas Niterói), Charbel Tauil, lembra que a movimentação também está sendo impactada pela proximidade com a Black Friday e o Natal, duas das datas mais lucrativas para a categoria. Por isso, ele aponta que a expectativa da classe é de que as vendas na cidade cresçam em torno de 8% em relação à Copa de 2018, realizada entre junho e julho, conforme prevê a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Um levantamento feito pela CNC, aliás, estima que a Copa de 2022 deve movimentar R$ 1,5 bilhão no varejo brasileiro. Esse número é 8% maior que o registrado na Copa de 2018, na Rússia, que movimentou R$ 1,4 bilhão.
Tauil reconhece que, nos dias que o Brasil entrar em campo, o setor de bares e restaurantes devem se adequar aos horários das partidas a fim de atender ao público. Diante disso, ele acredita que outros comércios no entorno também devem se beneficiar. Ainda segundo ele, não haverá horário especial de trabalho durante os jogos do Brasil, mas caberá a cada lojista definir sobre o funcionamento.
– Estamos vivendo um período de recuperação do comércio varejista. Depois de muito tempo confinadas em casa por conta das restrições impostas pela pandemia, as pessoas têm vontade de ir para as ruas consumir. Temos a certeza de que no decorrer dos jogos, conforme a Seleção for avançando na competição, as vitórias vão impactar cada vez mais de forma positiva nas vendas comércio – afirmou.
O discurso otimista é corroborado pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL), Luiz Vieira. Na opinião do empresário, o fato da Copa ser realizada entre os meses de novembro e dezembro pode influenciar em um aumento de vendas. Essa é a primeira vez que o torneio será disputado no fim do ano.
– Existe uma expectativa boa de nós vendermos 10% a mais do que o ano passado somente com os produtos da Copa do Mundo. Lembrando que hoje as vendas estão incipientes, porque ela acontece depois que inicia a Copa. E depende muito do resultado da seleção. A partir do momento que a população começa a acreditar mais, com a seleção indo bem, aumentam as vendas – comentou.
Até quem trabalha no ramo alimentício tenta se adaptar à moda para não ficar para trás nas vendas. Prova disso é a empresária Alexandra Vieira, dona da pastelaria Gran Pastel, em Niterói.
Encerradas as eleições, ela resolveu mudar o foco dos negócios de olho no mundial. Para o período eleitoral, Alexandra tinha elaborado um cardápio em que os pastéis recebiam os nomes dos candidatos: Lula, Bolsonaro, Ciro e Simone Tebet. Na última semana, ao fim do pleito, esse menu deu lugar aos sabores da Copa. O pastel do Brasil, por exemplo, é recheado com feijoada, enquanto o do México tem um sabor apimentado.
– Nós vamos fazer os diferentes recheios, para que as pessoas possam brincar, que seja lúdico. E que você coma um pastel [e diga] “ah, vou comer o pastel do Brasil com feijoada. Ah, mas eu também quero comer um pastel do Brasil, de banana, com canela e açúcar. Aí, eu quero comer um pastel francês, com geleia de damasco e queijo brie – contou em entrevista à CBN.
O projeto, aliás, é semelhante aos sanduíches da linha Seleções do Méqui. A cada quatro anos, eles invadem as lojas McDonald’s e até fazem a gente abandonar aquela escolha de sempre para provar novos sabores. Inspirado na culinária de alguns dos participantes da Copa do Mundo, o cardápio especial já está disponível nos McDonald ‘s de Niterói – e de todo Brasil.
As seleções escaladas são as seguintes: McBrasil, McCatar, McMéxico, McFrança, McAlemanha, McEspanha, McArgentina e McEstados Unidos.
Enquanto jogadores se preparam de lá, Niterói se arruma daqui. A cidade já começa a organizar o calendário de eventos para assistir aos jogos. Um deles é o Energia para Torcer, que será realizado no Caminho Niemeyer, no Centro.
A partir do final de novembro, serão apresentados 15 shows de grandes artistas brasileiros, nos dias de jogos da seleção brasileira e, também, nas rodadas decisivas das oitavas de final até a grande final do campeonato.
O técnico Tite anunciou, nesta segunda-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, os 26 jogadores que vão defender o Brasil. A grande surpresa foi a presença do lateral-direito Daniel Alves, que está no Pumas, do México. Outros dois jogadores que também não foram chamados para os jogos contra Gana e Tunísia e estão na lista são os atacantes Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli, ambos do Arsenal.
Goleiros
Alisson – Liverpool
Ederson – Manchester City
Weverton – Palmeiras
Laterais
Danilo – Juventus
Alex Sandro – Juventus
Daniel Alves – Pumas
Alex Telles – Sevilla
Zagueiros
Militão – Real Madrid
Marquinhos – PSG
Thiago Silva – Chelsea
Bremer – Juventus
Meio-campistas
Bruno Guimarães – Newcastle
Casemiro – Manchester United
Fabinho – Liverpool
Fred – Manchester United
Paquetá – West Ham
Everton Ribeiro – Flamengo
Atacantes
Neymar – PSG
Vinicius Júnior – Real Madrid
Antony – Manchester United
Rodrygo – Real Madrid
Raphinha – Barcelona
Richarlison – Tottenham
Pedro – Flamengo
Gabriel Jesus – Arsenal
Gabriel Martinelli – Arsenal
Ah, o Brasil estreia numa quinta-feira (24), contra a Sérvia. Haja coração, amigos…
COMPARTILHE