COMPARTILHE
O consórcio Novo Tibau, formado pelas empresas Construtora Zadar e Engetécnica Serviços e Construções, será o responsável pelas obras para desobstrução do Túnel do Tibau, em Piratininga. O valor da licitação é de R$38.847.396,31.
A homologação do resultado da licitação consta no Diário Oficial do município do último dia 7. Caberá ao consórcio fazer a estabilização estrutural definitiva e a elaboração de projeto executivo do túnel do Tibau em um prazo de 24 meses. Ordem de início ainda não foi dada.
A Zadar foi também a responsável pelas obras de urbanização e de edificações do Parque Orla Piratininga. O contrato, assinado em 2021, teve o valor de R$37.427.433, 49.
As empresas que formam o consórcio Novo Tibau funcionam uma ao lado da outra, no Centro do Rio de Janeiro. Ambas têm sede na rua Senador Dantas número 75; a Zadar ocupa a sala 1903 e a Engetécnica a sala 1902.
O Túnel do Tibau faz a ligação da Lagoa de Piratininga com o mar. Foi construído pela Serla (Superintendência Estadual de Rios e Lagoas), atual Instituto Estadual do Ambiente (Inea), entre 2004 e 2008. Em 2019, uma parte desmoronou, obstruindo a passagem do mar, afetando a renovação da água da lagoa.
A Prefeitura de Niterói já fez duas tentativas de desobstrução do túnel. Em 2022, por conta de novos desmoronamentos, obras no local foram definitivamente paralisadas.
Considerando o risco atual de novos desprendimentos de rochas no interior da construção, será preciso fazer alguns projetos antes da execução das obras de estabilização: projeto civil básico para reforma do sistema de contenção no lado da lagoa; projeto básico de instalação da comporta Stop Log; e projeto geotécnico básico para estabilização das áreas colapsadas.
– O túnel foi feito há muitos anos pelo Governo do Estado e teve problemas sérios, como o colapso da rocha, afetando sua eficiência. A Prefeitura assumiu o compromisso de recuperar a estrutura, como parte de um pacote de investimentos nas lagoas de Piratininga e Itaipu e vai realizar essa obra muito complexa, que exigirá uma série de cuidados – afirma o prefeito Axel Grael.
COMPARTILHE