COMPARTILHE
A exposição “Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre histórias” marca a abertura do Memorial Ponte Rio-Niterói, espaço cultural permanente em plena Ilha da Conceição, nesta quarta-feira (30). O intuito é resgatar e preservar a história da rodovia que é um dos símbolos nacionais.
Leia mais: Bicicletas estão na moda em Niterói; veja como aproveitar, de forma saudável e segura
Organizada por seções temáticas, a exposição abordará não apenas aspectos históricos e técnicos da construção da Ponte, mas também os impactos econômicos e sociais desta obra que é considerada um marco da engenharia nacional.
Através de uma vasta quantidade de documentos, fotografias, registros de áudio e vídeo, a mostra apresenta a história da Ponte, com destaque para o território onde foi construída, a Baía de Guanabara, os povos originários e sua ocupação posterior.
A iniciativa é concessionária Ecovias Ponte, em parceria com a produtora Pas de Deux Projetos e celebra os 50 anos da via.
Dados técnicos da construção da Ponte, seus trabalhadores e a engenharia por trás da construção também são temas da mostra, que discorre sobre a relação das cidades do Rio de Janeiro e Niterói. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de julho.
Um recorte da mesma mostra pode ser visitada no Centro Cultural Correios, no centro do Rio. Será um bom motivo para o carioca e os turistas atravessarem a Ponte e conhecerem o novo Memorial Ponte Rio-Niterói.
Com a proposta de facilitar o acesso aos dois locais, aos sábados os visitantes contarão com transporte gratuito entre as duas cidades para visitar tanto o Memorial, quanto o Centro Cultural Correios.
Data: 30 de abril a 30 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: Rua Mario Neves, 1, Ilha da Conceição, Niterói.
COMPARTILHE