21 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Confira seis dicas para ter uma relação saudável com o celular

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Nomofobia: conheça vício em estar conectado ao celular e saiba como freá-lo
celular
Foto: Reprodução/Internet

A praticidade e a acessibililidade que um celular possibilita são  inúmeras, porém é importante ter cuidado para que a relação  não seja de domínio completo.

Leia mais: Matrículas para o ano letivo de 2025 na rede pública de Niterói começam pela educação infantil

Da simples verificada nas redes sociais, que pode se prolongar por horas, às transações financeiras feitas no sofá de casa, os dispositivos móveis tornaram-se, de fato, grandes aliados da rotina.

A dependência, no entanto, nos gera prejuízo a curto e longo prazo. Por isso, é importante manter a disciplina para não usar de forma descontrolada.

Desativar as notificações

Para quem está buscando o uso equilibrado do celular, uma boa opção é desativar as notificações para novas mensagens e publicações nas redes sociais e verificá-las apenas no fim do dia. Com a adoção do hábito é possível dar uma equilibrada na ansiedade e entender que é normal ficar offline de vez em quando.

Silenciar grupos no WhatsApp

Com as inúmeras demandas do WhatsApp, fica difícil acompanhar todas as conversas, especialmente a de grupos muito ativos. Não dá para silenciar grupos de trabalho, mas sempre tem um grupo ou outro que pode ser silenciado para não dispersar a atenção ao longo do dia.

Defina alertas nas redes sociais para limitar o tempo de uso

Uma boa tática para reduzir o uso do celular é configurar o smartphone com limite de tempo de uso para as redes sociais. O recurso pode ser acessado nas configurações do dispositivo.

Ative o modo avião com mais frequência

Em momentos especiais, seja em família, em amigos ou em casal, pode ser interesse colocar o celular em modo avião? A função desliga todas as conexões do aparelho, como wi-fi, bluetooth e rede, tudo isso para que não seja possível fazer e receber chamadas ou usar os dados móveis.

Cuidado com os joguinhos

O próprio uso do celular já pode ser viciante. Isso, somado aos jogos que são facilmente acessíveis no dispositivo, pode se tornar um caminho sem volta.

Pratique a higiene do sono

O uso do celular perto da hora de dormir não é recomendado devido aos inúmeros estímulos que o celular possui. Nesse momento do sono ele pode causar agitação, tanto pelo conteúdo consumido como pelo brilho da tela. Por isso, mais ou menos uma hora antes de dormir, dedique-se apenas a uma atividade mais passiva e relaxante, como um bom banho, a leitura de um livro, uma música que te faça bem.

COMPARTILHE