Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Como ficam trânsito e serviços de Niterói no feriado

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

As unidades de urgência e emergência de Niterói estarão funcionando 24 horas por dia
Caminho Niemeyer
Foto: Reprodução

Depois de dois anos sem Carnaval, a festa acontece na mesma época do feriado de Tiradentes e São Jorge. Em Niterói, pela primeira vez, o Caminho Niemeyer será a passarela para o desfile das 31 escolas de samba da cidade. Assim, a Prefeitura montou um esquema especial de trânsito e serviços para esse período.

No dia 23, Dia de São Jorge, haverá um esquema especial de trânsito no Centro. A celebração contará com barracas em torno da igreja devotada ao santo,  na Rua Alcídes Figueiredo que terá vagas reservadas, a partir das 22 h do dia 21, para a montagem das estruturas de palco e barracas. O fluxo nesta via ficará interditado ao trânsito entre 6 h, do dia 22, até às 20 h do dia 23. O tráfego de veículos será interditado parcialmente por conta dos festejos.

Também serão reservadas vagas de estacionamento na Rua Presidente Castelo Branco, das 22h do sábado (22) até às 11h do domingo (23). O tráfego de veículos será interditado parcialmente durante a passagem da procissão que começa na Rua Presidente Castelo Branco e segue pela Avenida Jansen de Melo, Rua Heitor Carrilho, Rua Manoel Pacheco de Carvalho e retorna a Rua Presidente Castelo Branco, a partir das 10h.

Caminho Niemeyer

Para os desfiles, serão realizados dos dias 21, 23 e 24, o espaço foi transformado em uma arena, que terá formato em “U”, com arquibancada para 5 mil pessoas. A previsão é de outras 15 mil pessoas desfilando nos três dias de folia. Os desfiles funcionarão assim: as escolas vão entrar, desfilar e sair pelo mesmo local onde entraram. O público e os integrantes das escolas terão condições de aproveitar ao máximo, com muito samba no pé. A entrada será gratuita e toda a estrutura está sendo montada, inclusive com uma praça de alimentação no local. Haverá um local exclusivo para pessoas portadoras de deficiência.

Aqueles que não puderem comparecer podem acompanhar os desfiles pelas redes sociais da Prefeitura que farão transmissões  ao vivo.

Leia mais: Feriado em Niterói tem festa de São Jorge, desfile de escolas de samba e shows de rock 

Agentes da Guarda Municipal, da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da NitTrans ficarão responsáveis pelo ordenamento urbano e pelo trânsito. Para que os foliões cheguem de forma segura na passarela do samba niteroiense, a Guarda Municipal atuará com 100 homens trabalhando a pé, especificamente na área de desfile, distribuídos em 14 viaturas e 6 motos na área do evento, além do reforço no entorno, para apoiar o trabalho da Polícia Militar.

A Secretaria de Saúde e o Samu terão equipes e ambulâncias de plantão. Já a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) contará com cerca de 30 contêineres espalhados na área do evento e aproximadamente 40 funcionários no Caminho Niemeyer fazendo a limpeza na tarde antes do início dos desfiles e também realizando a manutenção da limpeza após o desfile de cada escola. A Clin ainda vai atuar no entorno do Caminho Niemeyer. O Corpo de Bombeiros também terá equipes no local. A Secretaria de Ordem Pública cadastrou ambulantes para trabalharem nos dias do Carnaval.

A área de apresentação das escolas e as arquibancadas do Caminho Niemeyer serão sanitizadas nos dias de desfiles, seguindo protocolos recomendados pelas autoridades de saúde. 

Entrada do público e trânsito

A entrada do público será feita pelo portão lateral do Caminho Niemeyer, próximo ao Terminal Rodoviário João Goulart. Os carros alegóricos e passistas entrarão pelo portão Central. Durante os dias de Carnaval, a faixa da direita da Rua Jornalista Rogério Coelho Neto será interditada ao trânsito às 15h. Às 17h, toda a via será interditada e o tráfego será direcionado para a Rua Professor Plínio Leite, que ficará em mão dupla.

Programação

O Grupo A está programado para desfilar no sábado, dia 23 de abril, a partir das 20h, com abertura da escola de samba Sabiá, seguida pela Alegria da Zona Norte, Mocidade de Icaraí, Magnólia Brasil, Experimenta da Ilha, Folia do Viradouro, Unidos da Região Oceânica, Souza Soares, Unidos do Sacramento e Combinado do Amor.

O Grupo B desfilará na quinta-feira, dia 21 de abril, a partir das 21h, com a Amigos da Ciclovia, União da Engenhoca, Bafo do Tigre, Império de Arariboia, Banda Batistão, Bem Amado, Paraíso do Bonfim, Balanço do Fonseca, Cacique da São José e Tá Rindo Porquê?.

Encerrando as apresentações, o Grupo C desfila no domingo, dia 24 abril, a partir das 19h. A ordem será a seguinte: Império de Charitas, União do Maruí, Independente do Boaçu, Grilo da Fonte, Barro Vermelho, Fora de Casa, Garra de Ouro, Unidos do Castro, Galo de Ouro e Grupo dos 15.

Na sexta-feira, dia 22 de abril, quando não haverá desfiles, o Caminho Niemeyer terá, a partir das 19h, muito samba com DJ Drey, Mullatto, Intimistas e Sambaí. Em todos os dias, a entrada é franca.

Pela primeira vez, o público poderá votar para escolher a melhor escola de samba de Niterói

Unidades de urgência 
Durante o período do Carnaval, as unidades de urgência e emergência de Niterói estarão funcionando 24 horas por dia, como os hospitais municipais Carlos Tortelly, Getúlio Vargas Filho, Psiquiátrico de Jurujuba, Maternidade Municipal Alzira Reis Vieira Ferreira, Unidade de Urgência Mário Monteiro e os Serviços de Pronto Atendimento do Largo da Batalha e da Engenhoca.
Em nota, a Prefeitura informou que o Samu estará de prontidão com sua frota completa. Também estarão com funcionamento normal a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI) e os serviços de Residência Terapêutica (SRT)

Já as unidades da rede ambulatorial, como módulos do Médico de Família, Policlínicas e Unidades Básicas de Saúde, retornam às atividades somente na segunda-feira (25). A vacinação contra a Covid-19 e gripe também estará suspensa no período de 21 a 24 de abril. vacinação retorna na segunda-feira (25), das 8h às 17h, com entrada até às 16h.

Atendimento de emergência

Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT, ex-CPN)
Rua Desembargador Athayde Parreiras, 266 – Bairro de Fátima

Unidade Municipal de Urgência Dr. Mário Monteiro (Umam)
Estrada Francisco da Cruz Nunes Filho, s/n° – Piratininga

Serviço de Pronto Atendimento da Policlínica Regional do Largo da Batalha
Rua Vereador Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha

Serviço de Pronto Atendimento da Policlínica Regional da Engenhoca
Avenida Professor João Brasil, S/Nº – Engenhoca

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192)
Emergência psiquiátrica: Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (24 horas)
Avenida Quintino Bocaiúva s/n° – Jurujuba

Emergência do Aparelho Digestivo: Hospital Orêncio de Freitas (24 horas)
Avenida Machado, s/n° – Barreto

Emergência Infantil: Hospital Getúlio Vargas Filho – (24 horas)
Rua Teixeira de Freitas, s/nº – Fonseca

Emergência obstétrica: Maternidade Municipal Alzira Reis Vieira Ferreira (MMAR)
Avenida Carlos Ermelindo Marins, s/n, Charitas

Leia também: Reserva Cultural terá estreia de filme e baile de carnaval para a garotada 

 

COMPARTILHE