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Comércio prevê aumento de 10% nas vendas de fim de ano em Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

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De acordo com a CDL, apesar do otimismo, comércio da cidade ainda não conseguiu recuperar os índices de antes da pandemia do Coronavírus
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Segmento aposta no sucesso de vendas da “Black Friday”. Foto: reprodução

Um aumento de 10% tanto em vendas quanto em número de contratações temporárias, em relação a 2022. Essa é a expectativa dos comerciantes de Niterói, segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-Niterói), Luiz Vieira, para este fim de ano.

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– Há um otimismo maior em 2023 e as empresas já estão com estoques comprados – informou ele.

O primeiro teste para avaliação desse clima de otimismo será no próximo dia 24, data da “Black Friday” quando descontos e promoções são oferecidos por vários setores do comércio como alimentos, eletrônicos e vestuários.

Vieira observou que a “Black Friday” é uma ação das mais importantes do mercado varejista e que vem aumentando a cada ano – começou com um único dia e agora se tornou, na prática, um período de promoções que dura, no mínimo, uma semana.  E costuma emendar com as vendas natalinas.

Ano passado, o segmento abriu cerca de 3 mil vagas temporárias. De acordo com o último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente ao mês de setembro, o comércio foi responsável por 0,54% dos postos de trabalho em Niterói. A liderança ficou com a indústria: 4,49%.

Em relação às vendas, apesar da expectativa de aumento, Vieira informou que o comércio de Niterói ainda não conseguiu recuperar os índices de antes da pandemia do Coronavírus. Segundo ele, o setor está, em média, entre 10% a 20% ainda abaixo do que movimentava em 2019.

– Por isso a projeção de crescimento deste ano de 10% é muito positiva. Demonstra que o empresariado está confiante – afirmou.

Para ajudar nas vendas, a CDL vai convocar Papai Noel em pessoa. A partir de 1 de dezembro, o “Bom Velhinho” vai percorrer ruas de Niterói e visitar lojas. Vieira explicou que essa campanha tem por objetivo “resgatar a magia do Natal” e a tradição da troca de presentes.

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