Niterói por niterói

Publicado

Combinação de vacina e infecção por Covid garante ‘superimunidade’, revela estudo

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com
Quem já foi vacinado e contraiu o vírus cria ainda mais anticorpos e fica mais resistente
testagem covid
Vacina é o melhor remédio contra Covid, reforçada ainda mais quando a pessoa se infecta

Estudo da Universidade Oregon Health & Science, nos EUA, publicado na revista Science Immunology, mostrou que quem já completou a vacinação e já teve Covid está ainda mais protegido. A combinação de vacinação completa com a infecção, independentemente de qual dos dois ocorreu primeiro, cria o que os pesquisadores chamaram de “superimunidade” contra a Covid.

O estudo traz boas notícias, especialmente em meio à explosão de casos de ômicron. A quantidade de anticorpos no sangue de pessoas que foram vacinadas e infectados é dez vezes maior do que aquela provocada  apenas pela imunização.  Ter sido vacinada e ter contraído o vírus torna a pessoa muito mais resistente à doença.

Segundo a reportagem, o estudo foi realizado antes do surgimento da Ômicron, mas os pesquisadores acreditam que as respostas imunes híbridas sejam semelhantes para a nova cepa.

A contaminação pelo vírus da Covid e a vacinação estimulam o sistema imunológico, mas a infecção e a imunização agem de maneira diferente, segundo os cientistas. Quando as duas coisas acontecem, portanto, um evento complementa o outro, o que leva à superimunização.

 

 

COMPARTILHE