Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Colabora Nóbrega, yoga, exposição fotográfica e música: confira esse roteiro

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Fim de semana terá de atividades gratuitas para idosos no Campo de São Bento a dicas de restaurante e atrações musicais
colabora-nóbrega
Colabora Nóbrega. Foto: Reprodução/ Facebook

Mais um fim de semana de clima instável se aproxima, para a tristeza do niteroiense. Para dar uma agitada nos ânimos, o A Seguir: Niterói preparou um compilado de atrações, que contempla um festival com apresentações de artistas locais de diversos estilos musicais, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural. Na grastronomia, tem sugestão de um restaurante árabe, em Icaraí. O roteiro também traz opções de lugares pouco conhecidos como uma loja colaborativa, na Rua Nóbrega, voltada para pequenos produtores e empreendedores.

Esse é o último fim de semana de atividades gratuitas para idosos, que serão realizadas no Campo de São Bento, em Icaraí. Tem também uma série de atrações no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), que completa sete anos. A programação inclui exposição fotográfica, mutirões de plantio e lançamento de sementes, aula de yoga, limpeza de trilhas, entre outros.

Confira o roteiro abaixo:

  • Festival “Pras bandas de cá”

Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural. Foto: Werner Rehm

No ritmo de retomada da cena cultural na cidade, o Festival “Pras bandas de cá” chega à 2ª edição apenas com artistas de Niterói, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, com uma programação variada. O festival segue à risca o protocolo sanitário contra Covid-19 e terá limite de capacidade de 70% do espaço. É necessária a apresentação do comprovante de vacinação completo e o uso de máscara é obrigatório durante todo o espetáculo. Os ingressos, que serão revertidos integralmente para os artistas, podem ser adquiridos pela plataforma Sympla.

O fim de semana ficará a cargo do grupo Home Office Band, com participação de Clara Petrucci no sábado (30), às 20h30, e do Duo Fátima Regina e Zeh Netto domingo (31), às 20h. O primeiro traz um repertório eclético, que transita entre as principais vertentes do pop e rock ao interpretar arranjos criativos de nomes internacionais como Stevie Wonder, Ray Charles, Justin Timberlake e Gloria Gaynor e nacionais como Djavan, Tiago Iorc e Rita Lee. O grupo também homenageia artistas conterrâneos de Niterói, como Cláudio Zoli, Renato Rocketh e o saudoso Arthur Maia.

Clara Petrucci é uma cantora versátil que integra à cena do MPB ao hip hop, embora tenha características marcantes no Axé-Music. Clara compôs inúmeras trilhas para filmes e pode ser encontrada nas plataformas digitais. É uma artista de larga experiência, tendo, inclusive, feito a abertura de diversos shows de artistas de sucesso como Ivete Sangalo, Nando Reis, Marcelo D2, Natiruts e Chiclete com Banana.

Já a dupla Duo Fátima Regina e Zeh Netto irá apresentar um repertório vasto composto por músicas brasileiras. Regina é coaching e preparadora vocal. Zé é arranjador e instrumentista. O espetáculo ainda irá oferecer uma breve degustação do que acontecerá no próximo ano.

O Reserva Cultural fica na Avenida Visconde do Rio Branco 880, em São Domingos, e funciona de terça a domingo das 12h às 23h.

  • Almoço no Suud

Restaurante Suud. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Localizado no miolo da movimentada Rua Ator Paulo Gustavo, dentro da galeria Crystal, próxima ao Shopping Icaraí, o Suud oferece especialidades árabes tradicionais em versões repaginadas e chamativas, com a proposta de um ambiente intimista. O restaurante, que funciona de segunda à sábado das 11h às 20h, tem um cardápio composto por kaftas, kibes, falafeis, coalhada seca, hummus tahine, tabule, kebab, shawarma e as famosas esfihas, nos mais variados sabores, como queijo com cebola, espinafre, queijo com geleia de damasco, carne, berinjela e ricota com espinafre.

As sobremesas são variadas: balewa (deliciosa massa folhada com recheio de nozes, coberta com mel), mamul (doce árabe feito à base de semolina, leite e manteiga, com recheio de tâmaras, castanhas e água de flor de laranjeira, açúcar, margarina e outros ingredientes), merche de damasco com nozes e doce de leite e muito mais. Vale a visita.

  • Colabora Nóbrega

Colabora Nóbrega. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Colabora Nóbrega é uma loja que tem como proposta promover uma alternativa ao velho formato de negócios. O objetivo é oferecer um serviço em que o pequeno produtor de design, moda e artesanato tenha acesso direto ao consumidor final. A loja reúne culinária artesanal, um espaço para venda de roupas e bijouterias, feita por pequenos produtores e uma galeria no espaço externo, com pinturas e grafite de cinco artistas. Para consumir no ambiente interno, é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra Covid. O Colabora funciona de quinta a sábado das 10h às 18h e domingo das 10h às 14h e fica na Rua Nóbrega, 131.

No cardápio, o público pode encontrar pratos que vão de quiches a acepipes para comer no pão artesanal. Uma pegada refinada com toque caseiro das receitas de família, como quiche de alho-poró com queijo, quiche de vinho com queijo, damasco e pimenta rosa. Tem também o homus com hortelã, mix de cogumelos e a conserva de beringela para acompanhar o pão artesanal. Além de bolos caseiros, tortas, café e chopp.

  • Atividades gratuitas no Campo de São Bento para idoso

Último fim de semana de atividades gratuitas para idosos. Foto: Prefeitura de Niterói

Niterói encerra o Mês do Idoso com atividades gratuitas no Campo de São Bento neste domingo (31). O evento será realizado das 9h às 12h e irá oferecer atividades que contemplam o bem estar, saúde e música ao vivo, como corte de cabelo e barbeiro, massoterapia, aferição de glicose, pressão e Índice de Massa Corpórea (IMC), saúde bucal, doação de livros e cadastro para solicitar o Cartão de Estacionamento do Idoso (CEI). O público ainda poderá curtir o show de Otávio Almeida, composto por canções de Cauby Peixoto, e uma apresentação do Cordão do Bola Branca.

  • Programação especial no PARNIT

PARNIT. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT) completa 7 anos neste mês e, pensando nisso, preparou uma série de eventos para comemorar o aniversário da principal unidade de conservação da cidade. A programação inclui exposição fotográfica, mutirões de plantio e lançamento de sementes, aula de yoga, limpeza de trilhas, visitas guiadas com escolas, entre outros.

O sábado começa com aula de yoga no Bosque dos Eucaliptos, às 9h. Na sequência, será realizada uma limpeza da Trilha Colonial (Ponte de Pedra), às 11h. E para quem gosta de instrumentos de sopro, uma oportunidade é conferir o show de saxofone na rampa do parque durante o pôr do sol, comandado por Gaston Peñalva.

Para quem gosta de exposição fotográfica, vale conferir a mostra que será realizada na sede do PARNIT, que ficará aberta ao público das 8h às 18h.

COMPARTILHE