Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Colabora e Bar dos Fundos têm funcionamento especial neste fim de ano

Por Camila Araujo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Loja reúne moda, artesanato e gastronomia na Rua Nóbrega, em Icaraí
Balcão do "Bar dos Fundos", no Colabora Nóbrega, reúne visitantes da loja
Movimento no Colabora e Bar dos Fundos: rotina agitada no fim de ano. Foto Divulgação

As luzes, os grafites e objetos na vitrine chamam logo a atenção e os olhares de quem passa pela Rua Nóbrega, em Icaraí. É a loja Colabora, que fica no número 131, um espaço que reúne artesanatos de vários pequenos produtores de Niterói, Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e do Rio. O espaço é também ponto de encontro para quem gosta de tomar um chope e provar uma comida diferente, no Bar dos Fundos, localizado no final da loja. Neste fim de ano, loja e bar, que antes abriam de quarta a domingo, passam a funcionar em horários estendidos para receber o público: de segunda a domingo, das 10h às 20h.

Arte, moda, gastronomia e o bom humor de Simone Coimbra, proprietária da loja, são facilmente encontrados por lá. “Eu não aceito trabalhar se não for me divertindo”, confirma ela. Artesã e especialista em jeans, Simone já trabalhou na grande indústria, foi estilista da Cantão, participou de muitas feiras pelo país junto com o marido e parceiro de negócios, René Amaral. Juntos, eles já passaram pelo Istituto Europeo di Design, uma das maiores escolas de design, moda e comunicação visual do mundo. Lá eles conheceram muitos dos artesãos que hoje expõem seus produtos e obras de arte no Colabora.

Fundação

O Colabora foi inaugurado em 2018 como um espaço para favorecer e valorizar a produção dos pequenos produtores. O imóvel que abriga a loja é datado do início do século XX e dá para perceber só pela altura do pé direito – típico de casa antiga. Ele já foi palco de outras lojas colaborativas de Simone e René, e tem é história para contar como ponto de encontro em Niterói. “Se hoje você vem e diz ‘nossa, que lugar diferente’, imagina a dez, quinze anos atrás. O pessoal saía do trabalho e ficava um tempão, comprando roupas, observando os artigos da loja, tomando uma cervejinha, conversando”, contou Simone.

Hoje em dia, esse point se tornou o Bar dos Fundos, inaugurado em 2020, no final da loja e conta com a contribuição da chefe Carmem Alba Henriques, que prepara as refeições afetivas, com gostinho de casa de vó. Tem cerveja artesanal de Niterói, cachaças autorais, refrigerantes, sucos, lanches e os famosos sorvetes também artesanais.

“Instagramável”

Toda a loja é repleta de cantinhos decorativos e cada item parece contar uma história. Mas um cantinho, em especial, é banheiro. Tudo azul, como na música de Baby Consuelo, “Sem Pecado e Sem Juízo”. É o paraíso, como diz na própria porta de entrada do cômodo, cheio de flores, folhas, buquês e mais enfeites também azuis. Sem dúvida, o banheiro mais “instagramável” de toda a Niterói.

Experiência artística

Para quem aprecia obras de arte, moda e curte um ambiente despojado para bater papo com boa comida e bebida, o Colabora é uma boa opção. “As pessoas costumam dizer que aqui é mais que uma loja, é uma experiência”, disse Simone. As sextas-feiras à noite são clássicas por lá: muita conversa e chope garantidos em torno do balcão principal ou nas mesas pela loja. Regados, claro, pelas histórias de René Amaral – o “mestre de cerimônias” dali, segundo Simone – a força de Lia Cabral e a simpatia ágil de Paloma, além do cenário colorido dos produtos feitos à mão de artesãos e artesãs do Rio de Janeiro.

 

Loja Colabora

Funcionamento: segunda a domingo, das 10h às 20h até o dia 23/12; após, das 10h às 18h, de quinta a domingo.

Endereço: Rua Nóbrega, 131, Icaraí, Niterói.

Telefone: (21) 99947-9965

Instagram: @colaboranobrega

 

COMPARTILHE