Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Clube de Regatas Icaraí já tem novo endereço, na Estrada Fróes

Por Livia Figueiredo

COMPARTILHE

Local onde funcionava casa de festas já está adesivado com o emblema do clube centenário
Emblema do Clube de Regatas Icaraí na entrada do imóvel. Foto- Lívia Figueiredo
Emblema do Clube de Regatas Icaraí na entrada do imóvel. Foto: Lívia Figueiredo

O anúncio da construção de um empreendimento de luxo no terreno da antiga sede do Clube de Regatas Icaraí coloca fim a mais de oito anos de um imbróglio judicial entre a construtora Soter e o Governo do Estado, que questionou a venda do prédio construído sobre terreno doado no começo do século passado. Mas a notícia não significa o fim do Regatas, que faz parte da história da cidade desde 1895. Pelo contrário, a conclusão das negociações dá sobrevida ao clube, que já tem novo endereço. Fica na Estrada Fróes 38.

O local escolhido é o imóvel onde mais recentemente funcionava a Dome Eventos, no comecinho da Fróes, na beira da praia. O espaço de festas não resistiu à pandemia e anunciou o encerramento das atividades em maio. Agora, a vidraça da entrada já tem colado um adesivo com o emblema marcante do Regatas.

Entre moradores de Icaraí, o clima é de apreensão a respeito do futuro do clube centenário, que atravessou gerações. O engenheiro civil Ricardo Gonçalves, 59 anos, lamenta a perda da antiga sede, local que ele frequentou por anos.

– Há, naturalmente, um esvaziamento dos clubes porque a maioria dos prédios novos tem áreas de lazer e de convivência. Mas, em Icaraí, os prédios são, em geral, muito antigos e não possuem essa infraestutura. É um bairro muito populoso para ficar apenas com o Clube Central como área de lazer. E a nossa praia, a princípio, não é adequada para banho. É uma perda significativa. Era o melhor espaço para fazer natação em Icaraí. Tinha uma piscina semi-olímpica.

Para o engenheiro, a estrutura e o clima do antigo prédio, localizado entre o mar e a área verde, vão ficar na memória.

– A gente quase perdeu o Cinema Icaraí há pouco tempo. Ainda bem que houve um movimento neste sentido em que foi possível protegê-lo, mas em relação aos clubes, não há esse interesse pelo visto. O Regatas era muito agradável. Tinha um morro atrás, um verde. A praia na frente – comentou.

A aposentada Carina Montes, 62 anos, também preserva boas memórias do clube e lamenta a perda de áreas de convívio antigas do bairro.

– Quando eu era mais jovem eu frequentava o Clube Regatas. Tenho ótimas lembranças do clube. Fui a muitas festas de 15 anos ali e também a shows. O clube era muito famoso por isso também. Tinham grandes eventos lá. É nítida, em Icaraí, a redução de espaços de lazer e de convívio social. Daqui a pouco o bairro só terá prédios residenciais! – concluiu a aposentada.

Fundado em 1895, o Clube de Regatas Icaraí funcionava na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres 63 desde o começo do século passado. O terreno da antiga sede foi doado pelo governo estadual na década de 1930. Criado em torno da prática do remo, foi em outro esporte que o clube mais teve destaque: a natação. Ao longo de décadas, formou atletas de alto rendimento, que alcançaram ótimas colocações no ranking estadual. O Regatas também oferecia aulas de futebol.

COMPARTILHE