2 de abril

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

Clínicas de Niterói darão consultas gratuitas pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Ação será realizada no dia 12 de abril. Serão oferecidas consultas em cinco especialidades. Saiba como agendar
laços coloridos
Os laços representam diferentes tipos de câncer. Foto: reprodução

No próximo dia 12 de abril, duas clínicas de Niterói farão atendimento gratuito, das 8h às 14h, para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer.

Leia mais: Vacinação contra gripe começa na quarta-feira (2) em Niterói

As consultas são para as seguintes especialidades: ginecologia, mastologia, urologia, pneumologia e genética, todas previamente agendadas.

Também serão realizadas palestra e roda de conversa que visam orientar, alertar e conscientizar a população sobre a prevenção à doença que é a segunda causa de morte em todo o mundo.

As atividades acontecerão na unidade de radioterapia da Oncomed, na rua Araribóia, 6, em São Francisco. As consultas serão agendadas via WhatsApp (21) 97189-1142.

Este é o quinto ano consecutivo da ação social criada em 2021, que reúne profissionais também da  Pró-Onco Mulher. Na atividade de 12 de abrl, a meta é atingir a marca de 100 consultas, exclusivas para quem não tem plano de saúde.

A doença em números no Brasil

8 de abril foi designado pela Organização Mundial de Saúde como o Dia Mundial de Combate ao Câncer com o objetivo de  incentivar instituições de todo o mundo a se reunirem em campanhas voltadas à prevenção dos diversos tipos da doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023-2025, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.
O tumor maligno mais comum no país é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente (depois do de pele), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. Nos homens, o câncer predominante é o de próstata, com 72 mil novos casos estimados a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

 

 

COMPARTILHE