COMPARTILHE
A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) começou a instalar “contendores de lixo” nas ruas, com capacidade para receber, mil litros de detritos. A Prefeitura chama de conteineres, mas são como as chamadas caçambas usadas para a retirada de restos de obras. De acordo com a empresa, o objetivo é baratear o serviço, tirar o lixo que se junta na calçada à espera da coleta e estimular o descarte correto do material reciclável.
Leia mais: Região Oceânica de Niterói: mais construções ou não? – Eis a questão
Serão instalados 500 contentores de dois tipos. Os recipientes de cor marrom são para receber material orgânico e os azuis para os resíduos recicláveis. Os locais escolhidos pela Clin para a colocação dos containers são “pontos críticos de descarte irregular por parte da população”, segundo informou a Clin. A empresa, porém, não informou por onde as instalações começaram.
Para implantar a nova logística de coleta, a CLIN realizou a contratação da empresa especializada Contelurb, que ficará responsável pela manutenção, higienização e substituição dos equipamentos que vierem a ser danificados, na cidade. De acordo com a companhia de limpeza, o sistema utilizado reduzirá os custos operacionais e otimizará a coleta.
– A conteinerização trará muitos benefícios para a população e meio ambiente. Sem dúvida, é uma conquista para o nosso município. Estes contentores também evitarão que os resíduos possam ser colocados no chão irregularmente, evitando assim a proliferação de vetores por estarem devidamente acondicionados – afirmou o presidente da Clin, Luiz Garcia.
Atualmente toda a cidade é atendida pela coleta domiciliar e pela coleta seletiva. A empresa informa que todos os resíduos produzidos em Niterói possuem o destino final adequado. Em Niterói, a coleta seletiva começou a ser feita em 1991, de forma experimental. O serviço “ganhou infraestrutura”, como disse a Clin, em 1997.
De acordo com a em 2021, foram retiradas 3.373,26 toneladas de recicláveis. Em 2022, o número aumentou para 4.797,80 toneladas. Projetos como “Coleta Seletiva nas Escolas”, “Clin Comunidade Sustentável”, “Porta a Porta”, “Ponto de Entrega Voluntária” (PEVs) e o Ponto de Entrega Sustentável (PES), é que estão contribuindo para o aumento da quantidade de recicláveis recolhidos.
Casos de descarte irregular podem ser denunciados pelo telefone 0800-367-9100.
COMPARTILHE