COMPARTILHE
Quem passou pelo Cinema Icaraí nesta segunda-feira (12) se deparou com um grande buraco em parte de uma parede de tijolos do prédio, instalada, em um dos acessos, para evitar roubos e possíveis ocupações. Fechado desde 2006, o espaço é considerado um dos últimos cinemas de rua de Niterói e é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, mas é objeto de desamparo há anos. Desde 2019 a Prefeitura de Niterói tem a responsabilidade pela administração do espaço, decorrente da cessão efetuada pela UFF. O termo assinado vale por 40 anos. Em conversa com o A Seguir: Niterói, um comerciante da região, que preferiu não se identificar, suspeita que esse tenha sido mais um episódio de roubo no local.
– Cheguei para trabalhar no fim de semana e já estava tudo assim. Acredito que tenham arrombado para roubar metais e fios para vender no ferro velho. Não é a primeira vez que isso acontece. Foi na madrugada de sexta para sábado, pois quando saí na sexta estava tudo normal – declara.
Recentemente a Prefeitura de Niterói lançou um projeto robusto de reforma para o cinema que inclui, além de três salas de cinema e três restaurantes, uma sala de cine-concerto, uma sede para a orquestra Sinfônica Nacional da UFF. A sala de concerto será toda preservada em estilo art-déco. Contudo, o abandono que acompanha o espaço há anos tem trazido à tona o questionamento de quando, de fato, ele será restaurado. Sob suas marquises, é recorrente ver grupos de moradores em situação de rua pernoitando.
COMPARTILHE