Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Cineasta francês, Robert Guédiguian, virá a Niterói para a première do filme “Mali Twist”

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Sessão seguida de debate integra à programação do Festival do Rio de cinema, no dia 12 de outubro, às 21h15, no Reserva Cultural
Captura de Tela 2022-10-06 às 14.56.17
Cineasta é reconhecido por abordar temas humanistas, questões sociais e familiares. Foto: Divulgação

Indicados diversas vezes, em diferentes categorias, no Festival de Cannes, Robert Guédiguian é reconhecido por abordar temas humanistas, questões sociais e familiares. Há quem diga que é um Ken Loach francês devido à abordagem sempre pautada em cunhos sociais. Seu mais recente filme “Mali Twist” (Twist à Bamako) será exibido no Reserva Cultural Niterói, e integrará a programação do Festival do Rio de cinema, dia 12 de outubro, às 21h15, numa sessão seguida de bate-papo com o cineasta. Em parceria com a sua esposa, a atriz francesa Ariane Ascaride, Guédiguian sempre fez um cinema político e é reconhecido por seu engajamento nas lutas sociais, a frente do partido comunista de Marselha, sua cidade natal. No Brasil ficou conhecido pelo sucesso do filme “As neves do Kilimanjaro”, que estreou no Un Certain Regard, no Festival de Cinema de Cannes, em 2011. Os ingressos para Mali Twist já estão disponíveis pela ingresso.com e na bilheteira do Cinema do Reserva.

Desde o início de sua carreira, o diretor já prometia ser um dos grandes nomes franceses. Estreou com “Marius e Jeannette”, que na época foi eleito pela imprensa um dos melhores filmes do ano, tendo vendido apenas em Paris duzentos mil ingressos.

Sobre o filme

“Mali Twist”, 22º filme do cineasta nos apresenta uma poderosa história de amor em um país dividido entre a tradição e a revolução. Conta a historia de jovens de Bamako que amam  dançar o twist recém-importado do Ocidente e sonham com a renovação política. Samba, um jovem socialista, se apaixona pela animada Lara durante uma de suas missões. Para escapar de seu casamento forçado, ela foge secretamente com Samba. Enquanto eles sonham com um futuro juntos de amor e liberdade, o marido de Lara fará de tudo para impedir este romance proibido.

Ao mesmo tempo que crítica à França colonial, o longa sugere que é possível ser socialista e moderno, africano e universal.

“Mali Twist” foi indicado a Melhor Filme no Festival Internacional Valladolid em 2021 e será lançado, em breve, pela Imovision, que já lançou mais de 500 filmes no Brasil, muitos deles premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo. O longa será o 13º filme de Guédiguian a entrar no catálogo da distribuidora, que já conta com “Marie Jo e Seus Amores”(2002) “As Neves do Kilimanjaro”(2011), “ Uma História de Loucura” (2014), “Uma Casa a Beira Mar” (2017), “ O Mundo de Glória”(2021) dentre outros.

Serviço:

Exibição Mali Twist seguida de debate

Data: 12/10

Horário: 21h15

Local: Reserva Cultural

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos – Niterói.

COMPARTILHE