Niterói por niterói

Publicado

Cine Arte UFF exibe filme sobre a rádio “Maldita” de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Longa será exibido na quarta-feira (26), às 19h. A sessão tem entrada franca. Ao final haverá um debate com a diretora Tetê Mattos
a maldita
Selma Boiron integrou o time inteiramente feminino de locução montado pela rádio Fluminense FM. Foto: Divulgação

O longa-metragem “A Maldita” (2019) será exibido no Cine Arte UFF, nesta quarta-feira (26), às 19h. A sessão é gratuita e terá, ao final, um debate com a diretora e professora da Universidade Federal Fluminense Tetê Mattos. O filme narra a história da Rádio Fluminense FM, conhecida como “A Maldita”, que misturava irreverência, ousadia e muita criatividade com na sua programação. Não só o melhor do rock’n roll nacional e internacional tocava na emissora, mas também músicas independentes que não encontravam espaços nas rádios comerciais.

Leia mais: Música e fé reavivam o Centro de Niterói

Sinopse:

No dia 1 º de março de 1982 a cidade de Niterói entra para a história ao sediar um dos mais importantes movimentos culturais das últimas décadas no Brasil, a chamada Geração Rock 80. Entra no ar, no dial 94,9 a Rádio Fluminense FM, conhecida como “A Maldita”.

Por seu caráter de ousadia, e por ser uma “rádio de guerrilha no Brasil”, a Fluminense inaugurou uma série de transformações em sua programação e na sua estrutura como, por exemplo, o time de locutoras femininas, feito raro para a época. Adorada por uma juventude urbana que havia crescido sob o regime ditatorial, a rádio ficou no ar até setembro de 1994, deixando órfã uma legião de fãs.

O projeto conta com incentivo da Prefeitura Municipal de Niterói e da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), por meio da Chamada Pública n°08/2019.

Serviço:

Data: 26/04 (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Cine Arte UFF

Endereço: Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí

Entrada Franca

COMPARTILHE