COMPARTILHE
A maratona é intensa, glíter que não sai nem com o quarto banho, vento que não corre no meio da multidão, um calor intenso, ficar em pé por horas ou andar por horas também, som alto. Informação para tudo que é lado.
Leia mais: No Carnaval marcado pelo calor, Helio Bueno retrata os personagens da cidade
É certo que o Carnaval divide opiniões. Há quem ame e não se importe com os perrengues que vem acompanhado dessa grande folia, mas há também quem prefira se resguardar e aproveitar o recesso para recuperar a energia ou até mesmo gastá-la com outro tipo de entretenimento.
Pensando nisso, o A Seguir montou um roteiro com opções culturais pela cidade para quem pretende aproveitar o feriadão longe do Carnaval.
O combo clássico. Poucas coisas na vida, para quem gosta, são tão prazerosas como ir à praia, pegar um sol, tomar um banho de mar e finalizar com um açaí ou um sorvete. Melhor ainda se o gelato for de frutas típicas da região da Amazônia com uma vista de tirar o fôlego.
Essa é a proposta do Trilhas da Amazônia, novo point do bairro de Icaraí. Além de sorvetes e açaí, o local oferece picolés de várias frutas e salgados, como o carro-chefe da casa: a releitura da coxinha com massa de mandioca.
Com mesas dentro e na calçada, o espaço costuma ter um bom movimento e ainda é pet friendly.
No cardápio, também há opções de sorvete zero açúcar, ótimo para quem tem restrições ou está fazendo dieta.
Os sorvetes de Graviola e Cupuaçu são sucesso da casa. Picolés de kiwi e coco ralado também são fortes apostas desse verão.
O Cirque Amar traz uma proposta especial neste domingo (2), às 16h para Niterói: um espetáculo adaptado para pessoas com Autismo e TDAH.
A ideia é proporcionar um ambiente com luzes reduzidas, música acústica ambiente e sem show das motos, devido ao barulho.
Pessoas com necessidade especial têm entrada gratuita e seu acompanhante paga meia (é necessário apresentar crachá ou laudo na entrada).
O evento será realizado ao lado do shopping Itaipu Multicenter.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria das 10h às 21h ou no site pelo link.
Se a ideia é um programa cult, uma alternativa é conferir a mostra “Corpo-Natureza”, que traz obras com narrativas de temas urgentes como identidade, territorialidade, emergências climáticas, questões de gênero e de raça, muito além dos múltiplos sentidos de natureza.
Essa é o último fim de semana que a mostra está em cartaz, no Espaço Cultural Correios de Niterói, no Centro da cidade.
Entre pinturas, esculturas, fotografias, instalações e outras técnicas, o publico irá além dos limites individuais de cada artista entrando em contato com as múltiplas linguagens, num encontro coletivo.
A exposição tem curadoria de Amanda Leite e Cota Azevedo.
Data: Até 8 de março
Horários: Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira das 11h às 18h
Sábados das 13h às 18h
Local: Espaço Correios
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 481– Niterói.
Para quem curte acordar cedo, se exercitar e ainda de quebra admirar uma vista impressionante, vale a pena pensar em fazer a trilha do Morro das Andorinhas.
A trilha é considerada de grau médio de dificuldade e de exposição solar. É recomendado o uso de roupas e calçados apropriados, além de filtro solar.
A trilha do Morro das Andorinhas fica no bairro de Itaipu. A entrada está localizada na rua da Amizade, mesma rua da Igreja, que é paralela ao final da Estrada Francisco da Cruz Nunes. A trilha tem duas etapas.
A primeira etapa, mais conhecida, dura cerca de 25 min (1km) para subir cerca de 140 metros de altitude. A caminhada é leve e em seu final, há uma trifurcação, que ao andar poucos metros por quaisquer dos 3 caminhos é possível avistar belas paisagens. À esquerda da trifurcação, é possível admirar a vista da Praia de Itacoatiara.
Já à direita da trifurcação, é possível admirar a Praia e Lagoa de Itaipu em primeiro plano e as Praias de Camboinhas e Piratininga, em segundo e terceiro plano, respectivamente. Nesta área há também duas “mesas” de pedra que servem para um bom piquenique.
Ao centro da trifurcação, em poucos metros, é possível observar uma vista semelhante à da esquerda da trifurcação e admirar a vista da Praia de Itacoatiara. Em caso de sorte, é comum observar micos nesta região. Para a maioria, a trilha termina neste ponto.
Para começar a segunda etapa, menos conhecida, basta seguir reto ao centro e em cerca de 40min (1,5 km) é possível vislumbrar uma das mais belas paisagens, à beira mar. No final da trilha, pode-se observar a ilha da Menina, bem próxima, e a ilha da Mãe, logo a frente.
A trilha do Morro das Andorinhas é relativamente fácil, plana e pequena.
Se a ideia é curtir um som mais intimista sem precisar estar em meio à multidão, uma boa pedida é programar uma ida ao Pub Panqss, bar temático em Itaipu.
O local costuma ter jazz ao vivo, tra-gostos, drinques, repertório que inclui ainda blues, jazz e rock, tudo em um ambiente aconchegante e alternativo.
O Pub Panqss fica na Rua Dr. Palvaro da Silva, quadra 06 , lote 10, Maravista Itaipu – Shopping Ibiza – Itaipu.
COMPARTILHE