COMPARTILHE
O terreno onde funcionava o antigo CIEP 045 Porto do Rosa, em São Gonçalo, é onde será construído o Instituto Vini.Jr, no município. A formalização do contrato de cessão, válido por 10 anos, foi realizada na quinta-feira passada (19), no Palácio Guanabara. A iniciativa vai beneficiar cerca de 2 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e seus familiares.
Leia mais: TSE proíbe apostas com o resultado das eleições
No acordo firmado, o Instituto Vini.Jr irá investir cerca de R$ 20 milhões para realizar as obras de recuperação e reforma do imóvel, que será utilizado para fins educacionais e sociais. No local, será construída a Cidade da Educação, que vai atender gratuitamente crianças de 4 a 5 anos com pré-escola integral e alunos do primeiro segmento do ensino fundamental em regime de contraturno.
O antigo colégio estadual, situado às margens da Rodovia Niterói-Manilha, a BR-101, está desativado há anos. A unidade chegou a ser municipalizada em 2005, mas foi devolvida ao Estado nos primeiros meses de 2016.
O chamamento público, aberto em junho deste ano, foi voltado exclusivamente para organizações sem fins lucrativos. O Instituto Vini.Jr foi o único participante e o projeto apresentado cumpriu todos os requisitos do edital. O projeto terá impacto direto na comunidade local, promovendo, além da educação, atividades esportivas e culturais.
O Instituto Vini.Jr já atua, há três anos, no Estado do Rio de Janeiro e outros quatro estados, alcançando 25 escolas públicas, através da capacitação de professores e da implementação de metodologia que conecta o movimento e a linguagem do futebol como elementos facilitadores dos processos de ensino-aprendizagem. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas que conectem os alunos ao espaço escolar e os ajudem a aprender mais e melhor.
– A Cidade da Educação do Instituto Vini Jr. será um grande laboratório de boas práticas para a educação pública. Nós vamos atender diretamente muitas crianças com educação de qualidade, mas, sobretudo, seremos um polo de inovação, que servirá para a formação continuada de profissionais de educação e para a criação e teste de novas práticas que fortaleçam a rede pública. Vamos continuar mostrando que o futebol pode ser muito mais do que uma prática desportiva – explicou o diretor-executivo do Instituto Vini.Jr, Victor Ladeira.
Fonte: Governo do Estado do RJ
COMPARTILHE