Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Cientista político analisa o resultado das eleições em Niterói

Por Por Márcio Malta

COMPARTILHE

Vitória de Axel Grael, crescimento de Serafini e derrota dos bolsonaristas e de Felipe Peixoto são confirmados
eleição analise 2
Grande movimentação de eleitores em Icaraí, a maior zona eleitoral da cidade. O Vereador Renatinho, à direita na foto, não se reelegeu. Foto de Gustavo Stephan

O cientista político Márcio Malta, professor do Instituto de Estudos Estratégicos da UFF (Inest/UFF), acompanhou a campanha eleitoral em Niterói e fez análises para o A Seguir: Niterói que se confirmaram nas urnas neste domingo. Veja o artigo do especialista sobre o resultado final:

Com o páreo da eleição para Prefeito de Niterói resolvido no primeiro turno, algumas perspectivas que já se desenhavam foram confirmadas. A escalada de Axel Grael ganhou força e a aliança de 14 partidos e farto financiamento mostrou resultado. Apesar de várias pesquisas suspeitas indicarem que o segundo lugar seria de algum candidato bolsonarista, Flávio Serafini confirmou seu bom desempenho passado e cravou a vice-liderança, demonstrando a sua vitalidade, que já fora demonstrada em 2018 ao ser o candidato mais votado da cidade na eleição para deputado estadual.

O novato e candidato de lançamento tardio Allan Lyra, por sua vez, soube amealhar os votos das hostes bolsonaristas e destronou Deuler dessa pretensão. Merece destaque, portanto, como o peso de Jair Bolsonaro e seu campo reacionário se desintegrou na cidade, afinal na eleição de 2018 o então candidato foi o mais votado para presidente.

Outra análise já apontada de maneira prévia era a de que Felipe Peixoto estaria derretendo. Tal hipótese se comprovou correta. Suas propostas em cima do muro, sem optar claramente para nenhum dos lados, esquerda ou direita e pautada principalmente no horário eleitoral televisivo não vingou. Sua ausência nítida nas bandeiradas de cabos eleitorais já demonstrava que seu balão esvaziava. A musa política cobrou seu preço daqueles que não se posicionam de maneira nítida, afinal Felipe compôs com a direita, mas não fazia mais que prometer arremedos do que já havia sido feito na atual gestão.

Juliana Benício foi outra que, apesar de ter desempenho mediano nas urnas, patinou ao não incorporar plenamente as bandeiras de seu partido Novo e não conseguiu demonstrar a que veio e se diferenciar. O que a candidata afirmava não convencia, como quando assim como Felipe Peixoto também sinalizava para setores mais baixos da sociedade não soava verdadeiro. Afinal sabemos as consequências desastrosas das propostas do partido para essa parcela da população.

Uma nota triste foi a ausência de Grael dos debates organizados por diversos setores da sociedade civil. Ao que tudo indica deve optar por fazer um governo de continuidade, com perfil estadanista, ou seja, com políticas públicas incisivas e pautado na promoção da cidadania, no sentido de um Executivo forte. A dificuldade que se desenha no horizonte é como irá compor e organizar sua base aliada, afinal são diversos os partidos bolsonaristas que ali residem. Para além dos aliados de última hora que costumam chegar no final da festa.Há de se torcer para que não reproduza fisiologismos.

No plano legislativo, da Câmara Municipal, vale assinalar o crescimento da bancada do PSOL. O Partido Socialismo e liberdade ampliou de dois para três seus parlamentares, reafirmando uma tradição de esquerda da cidade que se mostrou adormecida na onda bolsonarista de 2018. O papel do partido na fiscalização do Executivo é conhecido e funciona como uma das molas de oposição aos abusos de poder e eventuais desvios do setor que gere há anos Niterói.Tal comportamento é fundamental na democracia e sempre é bem-vindo.

Por último, o processo eleitoral deste domingo registrou alto número de abstenções, principalmente por conta da pandemia. Cabe ao novo Prefeito eleito também publicizar como irá enfrentar o desafio de continuar o combate a esta doença que se comporta de maneira perene em nosso solo. Os próximos quatro anos estão em aberto e vale ressaltar que a democracia saiu vitoriosa e fortalecida com o embate das ideias.

COMPARTILHE