Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Chuva mantém Niterói em estágio de atenção

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O alerta foi emitido pelo Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil do município. Sol volta apenas na sexta-feira.
Frente fria traz chuva à cidade. Foto: leitor
Chuva permanecerá pelos próximos dias. Foto: Arquivo

Niterói está em estágio de atenção devido ao mau tempo do fim de semana e previsão de mais chuva para os próximos dias. O alerta foi emitido pelo Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil do município, nesta segunda-feira (28).

A Defesa Civil trabalha com quatro estágios operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo, que se referem às condições meteorológicas. Cada estágio possui medidas e protocolos que devem ser adotados pela Defesa Civil, órgãos públicos e pela população que vão do monitoramento até a evacuação de pessoas em áreas de risco.

O fim de semana chuvoso resultou com alguns acúmulos de água em alguns pontos da cidade. De acordo com a Prefeitura, os maiores acumulados de chuva, em 24h, foram registrados no bairro Engenho do Mato, com 70mm. Foram registradas ocorrências pontuais e não houve necessidade de acionamento das sirenes.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia informou que atendeu a duas ocorrências neste final de semana, em Niterói. No Fonseca, a equipe foi verificar um chamado devido ao relato de estalos. A casa segue interditada desde 2020. Em Jurujuba, foi identificado um deslizamento de terra, mas não atingiu residências. Não há registro de feridos, desalojados ou desabrigados.

– Em função da continuidade das chuvas e o consequente aumento dos acumulados, o que eleva o risco para deslizamentos, estamos destacando equipes específicas da Defesa Civil para realizarem monitoramentos específicos nas áreas de maior vulnerabilidade do nosso município, que já foram previamente mapeadas. Esse monitoramento tem por finalidade verificar sinais antecipados de possíveis situações de emergência. É muito importante deixar claro que esse monitoramento que vai ser realizado, conta com a participação importantíssima dos voluntários dos núcleos de defesa civil, que atuam junto conosco para reduzir os riscos nas respectivas áreas. Hoje a Defesa Civil conta com mais de 2700 voluntários que colaboram com nossas ações – explicou o secretário de Defesa Civil e Geotécnica, Walace Medeiros, por intermédio de nota.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia tem 128 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 2400 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta, atualmente, com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas. Além disso, a Secretaria conta com cerca de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos que podem ser consultados por meio do aplicativo Alerta DCNit, no ícone sirenes – pontos de apoio.

Leia mais: Ponte Rio-Niterói fará obra de reforço da estrutura de concreto

Próximos dias

De acordo com o site de meteorologia Climatempo, a previsão para essa segunda-feira é que a chuva permaneça durante todo o dia. A temperatura continua em queda e a máxima prevista é de 18°. Na terça (29), o dia segue chuvoso, mas a intensidade diminui: passa de 30mm para 10mm. A temperatura segue amena, com máxima de 20° e mínima de 19°.

Na quarta (30), o sol volta a dar “as caras”, porém ainda há previsão de chuva a qualquer hora do dia. A máxima será de 22° e a mínima 20°. A quinta será parecida, mas a temperatura sobe um pouco, com máxima de 24° e mínima de 21°. Na sexta (1), enfim, não há previsão de chuva. O dia será de sol com algumas nuvens, com máxima de 26° e mínima de 21°.

De acordo com a Defesa Civil, em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a orientação é que a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Em situação de emergência é possível ligar para 199 ou 2620-0199.

Outra orientação é que, em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, a população deve evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.

COMPARTILHE