30 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Chuva de granizo surpreende moradores de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Pancada de chuva forte acompanhada de pedras de gelo surpreendeu os niteroienses
Design sem nome
Moradora de Santa Rosa registra pedras de gelo na sua varanda. Foto de leitor

Uma chuva de granizo surpreendeu moradores de Niterói nesta segunda-feira (16). No começo da tarde, o tempo começou a fechar e foi possível ouvir muitos trovões. Por volta de 15:30, uma forte chuva começou a cair, deixando a visibilidade baixa em diversos bairros. O que causou espanto, mesmo, foram as pedras de gelo que acompanharam o temporal.

A meteorologista Josélia Pegorim, site Climatempo, explicou que a queda do granizo foi originada de nuvens do tipo cumulonimbus, que se formaram sobre o Grande Rio com a passagem de uma frente fria pelo estado do Rio de Janeiro. Em Niterói, o Instituto Nacional de Meteorologia  registrou uma rajada de vento com 63 km/h entre 15h e 16h. No período, choveu 11,4 mm. A temperatura na cidade variou de 19,1°C a 26,8°C.  De acordo com a meteorologista, além de granizo, este tipo de nuvem provoca vento forte.

Para esta terça-feira (17), a previsão é de um dia com períodos de sol e muitas nuvens. Ainda pode ocorrer chuva moderada, a qualquer hora, mas não há  expectativa de granizo, segundo Josélia. Estão previstos ventos moderados a  fortes, com rajadas de 40 a 50 km/h.

A temperatura entra em declínio e vai ficar amena o dia todo, com sensação de frio à  noite

Entre quarta e sábado, o ar frio de origem polar predomina sobre o Rio de Janeiro e fará frio, especialmente à noite e no começo da manhã

A  temperatura na terça-feira deve ficar entre 19°C e 22°C e na quarta entre 17°C e 21°C e esfria mais na quinta, com mínima de 14°C e máxima de 20°C.

O A Seguir: Niterói recebeu diversos registros de vídeo e fotos da chuva com granizo em Icaraí, Ingá, Santa Rosa, Centro e Fonseca. O fenômeno durou poucos minutos. Às 16h, a chuva já tinha parado e o céu voltou a abrir, porém logo em seguida, voltou a chover forte.

A chuva volumosa e as pedras de gelo causaram transtornos. Moradores de Fonseca relataram queda de galhos de árvores e perfuração de toldos por causa das pedras de gelo, do vento e da chuva. Há registro de quedas de energia em bairros das Zonas Sul e Norte de Niterói.

De acordo com a Prefeitura, equipes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN) e da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) atuam em diferentes pontos da cidade para diminuir os impactos do mau tempo. Segundo informações da Seconser, até as 17h40 foram registrados queda de galhos e árvores, totalizando 30 chamados, sem registro de feridos. As equipes atuam também em pontos de alagamentos em bairros como Centro, Ponta D’Areia, Icaraí e Fonseca.

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil reforça que permanece a previsão de pancadas de chuva para as próximas horas, acompanhadas de rajadas de vento, raio e granizo. Os maiores acumulados de chuva em uma hora foram registrados no Morro do Estado (24,4 mm), Boa Vista (23,6 mm) e Morro do Palácio (19,2 mm).

Galhos de árvore impedem a passagem de carros na Rua Riodades. Foto de leitor.

Confira as imagens:

 

COMPARTILHE