Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Choro de rua, peça da Anne Frank e evento de quadrinhos são destaques do fim de semana em Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Espetáculo sobre a ex-presidenta Dilma Rousseff é a outra atração, na cidade, e será apresentado no Theatro Municipal
anne frank
A peça “Anexo Secreto: A História de Anne Frank” terá única apresentação gratuita. Fotos: Divulgação

O fim de semana em Niterói será marcado por peças teatrais e contação de histórias. Neste sábado (27) , o espetáculo “O ombro de uma mulher”, que sobre a ex-presidenta Dilma Rousseff, será apresentado no Theatro Municipal. No mesmo dia, a Biblioteca Parque realizará um evento com premiados quadrinistas. O evento, que possui entrada franca, contará com a presença de editoras como Risco e Mamakoosa.

Leia mais: Livro “Cobaias da Radiação” será lançado na Câmara Municipal de Niterói

No domingo (28), o destaque é para a peça sobre Anne Frank. Narrada por 4 Anne’s, o espetáculo utiliza-se de adereços de figurino e objetos cênicos para retratar a convivência com cada vez mais pessoas dentro do esconderijo, angústias, desejos e atritos cotidianos. Ao final da peça, o público é convidado a visitar um pequeno “museu” itinerante. A apresentação é gratuita.

Às 16h, o Polo Gastronômico de Icaraí será palco do encontro entre o melhor da roda de choro e a voz de uma das covers mais famosas das cantoras da época áurea do rádio, Mona Vilardo.

Confira a programação abaixo:

  • Sábado de quadrinhos, na Biblioteca Parque

Evento, que possui entrada franca, contará com a presença das editoras e premiados quadrinistas.

Neste sábado (27), a Biblioteca Parque realizará um evento só com quadrinistas. O evento, que possui entrada franca, contará com a presença das editoras Risco e Mamakoosa; e de premiados quadrinistas como Luciano Freitas (Na Mira da Lena), Marvin Rodrigues (Found Footage), Marcus Leopoldino (Andarilho), Daniel Bacellar (Abutre Escarlate), Gabriel Calfa (Káros), Tito Camello (Blue Jay Samurai), Carlos Figueiras (Monstrum), Thais Linhares (As Sarauzeiras Oníricas), Tebhata Spekman (Marry e Melody), Rose Araújo (Os Amigos da Lis) e muitos outros.

O quadrinista Guilherme de Sousa (autor da Graphic MSP Xaveco – Vitória) também estará presente lançando sua nova HQ: Trabalho de História Quadrinho que foi finalista no último Prêmio Geek de Literatura da Amazon em parceria com o pipoca & Nanquim.

O Sábado de Quadrinhos conta ainda com a Exposição MINA – Mulheres Ilustres da Nona arte (com curadoria de Thais Leal), oficinas de Quadrinhos para crianças e bate-papo com artistas!

Serviço:

Sábado de Quadrinhos na Bibioteca Parque
Data: Sábado, 27 de maio
Horário: Das 10h às 16h
Entrada Gratuita

Local: Biblioteca Parque de Niterói.
Praça da República, S/N, Centro – Niterói

  • Peça sobre Dilma Roussef, no Municipal

Peça que relembra momentos decisivos na vida de Dilma.

Uma vida marcada pela luta por democracia, mas também por reviravoltas. Assim será contada a história de Dilma Rousseff, em “O ombro de uma mulher”. O espetáculo estará em cartaz no Theatro Municipal de Niterói, de sexta a domingo, 26 a 28 de maio. A entrada é gratuita.

Apesar de não ser biográfica, a peça relembra momentos decisivos na vida de Dilma: a prisão durante a Ditadura Militar, a maternidade, a luta contra o câncer, o impeachment sofrido em 2016, entre outros. Como forma de refletir fielmente o pensamento e liderança política da ex-presidenta, a companhia transcreveu falas da mesma, proferidas em discursos, conversas e pronunciamentos.

Serviço:

O ombro de uma mulher
Data: 26 a 28 de maio
Horário: Sexta, 20h; sábado, 19h e domingo, 18h
Entrada: Gratuita
Classificação: 16 anos

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro

  • Choro de rua com Mona Vilardo

Roda de choro será neste domingo (28), a partir das 16h.

O Polo Gastronômico de Icaraí será palco do encontro entre o melhor da roda de choro e a voz de uma das covers mais famosas das cantoras da época áurea do rádio.

Mona Vilardo, cantora niteroiense famosa por homenagear as Rainhas do Rádio, se junta ao Choro na Rua para uma apresentação especial neste domingo (28), a partir das 16h. Ela é a convidada desta edição da roda de choro no Polo Gastronômico de Icaraí, que contará ainda com a abertura da Sinfônica Ambulante.

O Choro na Rua é uma roda de samba liderada por Silvério Pontes, compositor e trompetista, e composta pelos músicos Alexandre Romanazzi (flauta), Daniela Spielmann (sax), Bebê Kramer (acordeom), Tiago Souza (bandolim), Rogério Caetano (violão 7 cordas), Charles (violão), Henrique Cazes (cavaquinho), Netinho Albuquerque (pandeiro) e Rodrigo Jesus (percussão).

Sobre Mona Vilardo

Mona Vilardo iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade. É formada em canto lírico pela UNIRIO e já realizou turnês pela Europa e Estados Unidos. A artista é reconhecida pelo projeto “Elas por Ela-As Rainhas do Rádio por Mona Vilardo” e por suas participações em produções da Globo (“A Divisão”, “Arcanjo”, “Deus Salve o Rei” e “Órfãos da Terra”) e Record (“Gêneses”).

Serviço:

Choro na Rua – convidada: Mona Vilardo
Data: Domingo, 28 de maio
Horário: 16h às 19h30
Evento gratuito
Classificação: livre

Local: Polo Gastronômico de Icaraí
Endereço: Rua Doutor Leandro Mota, Icaraí – Niterói

  • Contação de histórias, no Solar

Inspirado no livro de Clarissa Pinkola Estés, projeto reúne quatro histórias antigas e de origens e culturas diferentes.

O espetáculo ‘Mulheres que correm com os lobos’ retorna ao Solar do Jambeiro neste sábado, 27 de maio, a partir das 16h. Todas as histórias têm como foco o arquétipo feminino.

Inspirado no livro de Clarissa Pinkola Estés, esse projeto cênico reúne quatro histórias antigas e de origens e culturas diferentes. “La Loba”, “A Mulher Esqueleto”, “A Vingança da Deusa Deméter” e “Tsukina Waguma” são as inspirações principais da produção.

Os contos expressam o arquétipo da mulher selvagem ou a essência da alma feminina, nos seus diversos aspectos: suas sensações, medos, estados de euforia, criatividade, a mulher mãe, a mulher filha, a mulher submissa, a mulher soberana.

Nessa apresentação, a contadora de histórias Angela Moreira utiliza música ao vivo, um figurino arrojado e um cenário simples e feminino. Ao final da performance, o público é convidado para um bate papo sobre as histórias e para refletir sobre esses arquétipos femininos.

Mais sobre Angela Moreira

Natural de Niterói, Angela é contadora de histórias, educadora e professora de yoga. Há mais de um ano, a artista apresenta histórias para crianças em parceria com a Biblioteca Municipal Anisio Teixeira. Além disso, também já realizou trabalhos com a Escola Julia Cortines com foco em contos com virtudes e em crianças do fundamental 2.

Serviço:

Evento: “Mulheres que correm com os lobos”
Data: Sábado, 27 de maio
Horário: 16h
Ingressos: R$30 (inteira) | R$15 (meia)
Capacidade: 40 pessoas
Classificação: 16 anos

Local: Salão Amarelo, no Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – São Domingos

  • Espetáculo “História de Anne Frank”, na Sala Nelson

Espetáculo, que conta a história de Anne Frank, será apresentado neste domingo (28) em sessão única.

O espetáculo “Anexo Secreto: A História de Anne Frank” fará uma apresentação gratuita na Sala Nelson Pereira dos Santos, localizada no Reserva Cultural, neste domingo (28), às 18h30. A apresentação integra o 4º Ciclo de Teatro Adulto da ATACEN.

“Anexo Secreto: A História de Anne Frank” é um espetáculo teatral escrito com base no relato da menina judia de 13 anos de idade, confinada pela perseguição nazista e condenada ao holocausto. Ao escolher este relato como ponto de partida, a proposta do grupo é humanizar a figura de uma das centenas de milhares de vítimas de um regime opressor e propagador de ódio, de modo que a empatia possa ser estimulada.

O espetáculo, bem como seus relatos para sua amiga imaginária, “Kitty”, inicia-se na celebração de seu aniversário; momento que precede sua fuga para o esconderijo. A maior parte da trama dá-se dentro do Anexo, de modo que o público permaneça, também, “confinado” a este cenário durante o mesmo.

Narrado por 4 Anne’s, o texto utiliza-se de adereços de figurino e objetos cênicos para retratar a convivência com cada vez mais pessoas dentro do esconderijo, angústias, desejos, atritos cotidianos e uma jovem que começa a se tornar mulher enquanto tem sua vida permeada por uma guerra atroz.

A escolha de 4 Anne’s, que se alternam para representar outros personagens, torna-se um recurso para ressaltar a pluralidade e tridimensionalidade de Anne Frank, bem como elucidar que aquelas narrativas se dão por meio do olhar específico de uma narradora, que atravessa suas próprias emoções ao retratar outras pessoas e as situações nas quais está envolvida.

Ao final da peça, o público é convidado a visitar um pequeno “museu” itinerante, montado pelo grupo, para que lembrem-se que Anne foi apenas uma de tantas outras pessoas perseguidas, torturadas e mortas por pessoas envoltas em discursos de ódio. Além disso, instalações interativas convidam cada um de seus visitantes a reflexões sobre si e
sobre o que deseja que melhore no mundo.

Serviço:

Anexo Secreto: A História de Anne Frank

Data: 28 de maio de 2023 (domingo)

Horário: 18h30

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos (Reserva Cultural).
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói

Duração: 45 minutos (+ exposição)
Realização: Nova Cia. de Teatro

Entrada franca

Entrada gratuita
Classificação indicativa: 12 anos

COMPARTILHE