COMPARTILHE
Uma boa notícia neste fim de ano: o Ministério da Saúde recebeu nesta quarta-feira (22) mais 3,5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 fabricada pela Janssen, de dose única. A chegada das doses poderá levar estados e municípios a anteciparem o intervalo para a aplicação do reforço vacinal ou mesmo começarem a imunizar crianças a partir dos 5 anos de idade.
A entrega feita nesta quarta-feira é a segunda prevista pela farmacêutica para esta semana. Desde o começo da campanha de imunização, mais de 381 milhões de doses foram enviadas aos estados, incluindo as vacinas da Pfizer, AstraZeneca (Fiocruz) e Coronav (Butantan). Desse total, cerca de 6 milhões são da farmacêutica Janssen.
Segundo informações do ministério, as doses recebidas já estão em processo de controle de qualidade para chegar com segurança à população. Depois da checagem, a distribuição de vacinas para os estados é realizada, seguindo todas as etapas de verificação.
O país chegou a 80% das pessoas maiores de 40 anos com as duas doses de vacina contra a Covid-19. O percentual representa 83,3 milhões de pessoas nessa faixa etária. A parcela da população-alvo a partir de 60 anos é a que apresenta a melhor cobertura vacinal: 97,2% entre 60 e 64 anos estão com as duas doses.
COMPARTILHE