Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Cervejaria Noi é premiada no World Beer Awards

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Diavolo, uma Belgian Strong Ale envelhecida em barril de carvalho, foi considerado a melhor do mundo na categoria “Biére De Garde & Saison”.
Diavolo
Rótulo premiado da Noi tem características vinílicas. Foto: Divulgação

Na etapa final do World Beer Awards 2022, a cervejaria Noi, de Niterói, foi uma das cinco marcas nacionais premiadas, sendo a única do Estado do Rio de Janeiro. Seu rótulo Diavolo foi considerado o melhor do mundo na categoria “Biére De Garde & Saison”. O anúncio da premiação foi feito nesta quinta-feira (25), em Londres (UK).

A Noi se credenciou para essa etapa da competição ao conquistar medalhas de ouro na fase em que a disputa é feita por países. Foram, então, premiados os rótulos Bárbara (Barley Wine), Fiorella (American IPA), Avena.( Belgian Style Blonde) e a Diavolo.

Nessa primeira etapa, a Masterpiece, também de Niterói, conquistou medalha de ouro. Com isso, seu rótulo Van Gogh disputou a final na categoria Sour & Wild Beer vencido pela belga  Queue De Charrue Vieille Brune, da Brasserie Vanuxeem.

A Diavolo é uma Belgian Strong Ale envelhecida em barril de carvalho, anteriormente utilizado para repouso de vinho Chardonnay, o que lhe confere características vinílicas. Tem 8,6%  de teor alcoólico e 16 de grau de amargor. Com coloração ambar, apresenta notas de mel, limão, melão, uvas brancas e baunilha.

– A Diavolo já tem uma história internacional, medalhou na European Beer Star, em 2018. Porém, o ouro na WBA traz um brilho diferente, principalmente neste ano, que temos ganhado muitos prêmios – comentou Bárbara Buzin, diretora da Noi.

As outras cervejarias brasileiras premiadas na final do World Beer Awards 2022 foram  Wäls (MG) com o rótulo Wäls Dubbel (Dark Beer Belgian Style), Campinas (SP) com Campinas Ipa Zero (No & Low Alcohol), Stannis (SC) com Red Sönja (Pale Beer Amber), Unika (SC) com Catharina Sour – Caju e Pitanga (Catharina Sour).

Catharina Sour é o primeiro e até o momento único estilo brasileiro oficialmente reconhecido. Um segundo, o Brazilian Pale Ale, que começa a “circular” pelo ambiente cervejeiro nacional e internacional, também foi incluído entre os estilos julgados pelo WBA 2022. O vencedor nessa categoria foi o rótulo holandês Juicy Pale Ale, da cervejaria Liberty.

Leia mais: Neltur lança o Niterói Caminho Cervejeiro

 

COMPARTILHE