Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Cerâmica em cena: Museu Janete Costa oferece aula gratuita e roda de conversa

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Atividade será realizada na sexta-feira (12), a partir das 14h30, e será ministrada pela ceramista e professora Keiko Mayama
Screenshot 2023-05-10 140404
Nascida no Japão, Keiko estudou arte cerâmica em Londres. Foto: Divulgação

Com foco na arte da cerâmica, o Museu Janete Costa de Arte Popular está com uma série de atividades para o público de Niterói. Na próxima sexta-feira, dia 12 de maio, a partir das 14h30, a ceramista e professora Keiko Mayama comandará uma aula de cerâmica, uma contação de histórias e uma roda de conversa com trocas sobre as experiências do dia. A entrada é franca e a capacidade é limitada a 20 vagas. Para participar, basta comparecer ao Museu Janete Costa de Arte Popular no horário da atividade

Leia mais: No dia das mães, Theatro Municipal apresenta ‘Sinatra and Friends’

A programação do dia começa com uma visita guiada pela exposição “Bendito Fruto Cerâmico 2023”, mostra aberta à visitação no museu. Keiko Mayama é a artista homenageada na exposição e acompanhará o público entre as obras de 21 escultores niteroienses.

Em seguida, Keiko ministrará uma oficina a partir da narrativa de “O Pote Rachado”, história de origem hindu. Após a vivência, os participantes receberão argila para modelagem de acordo com suas próprias inspirações. Para finalizar o dia, o grupo se reunirá para uma roda de conversa.

A atividade é aberta ao público e terá como capacidade máxima 20 vagas. Alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF) também foram convidados a participar da programação.

Sobre Keiko Mayama

Nascida no Japão, Keiko é formada em literatura em Tóquio. Estudou arte cerâmica na Escola Politécnica Sir John Cass, em Londres e aprimorou-se em cerâmica no Tajimi Design and Research Institute, no Japão.

A artista mora no Brasil desde 1979, onde estudou escultura no Museu do Ingá, em Niterói. Também estudou desenho e pintura. Participou de exposições coletivas e realizou várias individuais. Keiko é uma das principais influências da arte com cerâmica em Niterói e foi uma das pioneiras no nicho entre os artesãos locais.

Além disso, a ceramista ainda estudou Arte Cerâmica na Escola Politécnica Sir John Cass, em Londres-Inglaterra, e aprimorou-se em cerâmica artística no Tajimi Design and Research Institute, no Japão. Atuou como professora de cerâmica em vários espaços culturais e escolas, além de promover oficinas de cerâmica dentro e fora do seu próprio ateliê.

Ocupou a presidência da Associação dos Ceramistas do Rio de Janeiro, entidade na qual promoveu eventos, oficinas, palestras e exposições de cerâmica artística.

Formada em Arteterapia, atuou diretamente em trabalhos sociais, ensinando Arte Cerâmica em comunidades menos favorecidas e, durante seis anos, trabalhou com deficientes visuais no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, frequentou o curso de extensão da UFF-Universidade Federal Fluminense de Terapia Expressiva, no Hospital Antônio Pedro, em Niterói, como voluntária, aplicando terapia expressiva para pacientes da seção de Oncologia. Trabalhou também com crianças na Casa Maria de Magdala, e com idosos na Casa Convívio.

Atualmente, dedica-se à oficina de cerâmica do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, Museu de Imagem do Inconsciente. O Atelier Keiko Mayama é uma referência, em Niterói, sendo ponto de encontro de ceramistas e artistas plásticos.

Serviço:

Data: Sexta-feira, 12 de maio
Horário: 14h30 às 17h
Classificação indicativa: livre
Inscrições: para participar, basta comparecer ao Museu Janete Costa de Arte Popular no horário da atividade
Capacidade: 20 vagas
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178 – Ingá, Niterói

COMPARTILHE