COMPARTILHE
Com uma mostra fotográfica que aborda a pandemia de Covid-19, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento, retoma suas atividades na quarta-feira (22), interrompidas justamente pela pandemia, em 2020.
“Presente Distópico” é uma criação coletiva que uniu a fotógrafa Renata Xavier, a estilista Aline Ciafrino e a maquiadora Christina Gall. Exibe 30 imagens da modelo e bailarina Suzana Quintanilha, registradas em diferentes locais de Niterói.
Cada um deles representa uma das três partes em que a exposição é dividida. A primeira, “O Ano em que a Terra Parou”, retrata o sentimento dos primeiros momentos da pandemia, com o isolamento, as ruas vazias, as pessoas se protegendo dentro de suas próprias bolhas e o medo. A sequência de imagens é inspirada no filme ‘O Dia em que a Terra Parou’, de 1951, do diretor Robert Wise e em outras produções como ‘Blade Runner’ (1982), ‘Metrópolis’ (1927), ‘O Enigma de Andrômeda’ (1971). As fotos foram feitas na Avenida Amaral Peixoto.
A segunda parte, chamada de ‘Sobreviventes’’, é inspirada em ‘Mad Max’, ‘Planeta dos Macacos’ e em filmes de futuros distópicos, onde reina a devastação. Essa sequência foi realizada na Praia de Piratininga.
A terceira e última parte de imagens se refere ao futuro. ‘Novos Caminhos’, foi fotografada no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói. O visual futurista dessa parte da mostra é inspirado nos filmes ‘sci-fi’, dos anos 50-60, na época do pós-Segunda Guerra Mundial, quando disco voadores, alienígenas e a fantasia sobre o desconhecido se tornaram populares, assim como os super-heróis e toda a cultura pop/geek.
Os visitantes poderão colaborar com a exposição num espaço inspirado pelo clássico distópico do cinema nacional ‘Limite’ (1931), de Mário Peixoto, feito no pós-primeira guerra mundial e depois da gripe espanhola, cuja temática é a existência humana e seus limites.
A mostra poderá ser visitada até 28 de janeiro de 2022, de terça a domingo, das 10h às 17h. A entrada é franca.
COMPARTILHE